Leigos Missionários Combonianos

Retiro missionário em Balsas (Brasil)

Retiro missionário em Balsas (Brasil) Retiro com o tema “Espiritualidade Comboniana e o compromisso social da Igreja” na Diocese de Balsas/Maranhão – Brasil

Os missionários combonianos deixaram a Diocese de Balsas em 2017, após 65 anos de presença, marcada por muitas realizações, seja na vida das comunidades, na formação de lideranças, como na parte social e na própria infraestrutura da cidade.

Dom Valentim Meneses, atual bispo que assumiu a diocese em 2020, após o falecimento do bispo anterior, fez um convite aos combonianos para que pudessem organizar um retiro para as lideranças das comunidades, ressaltando o compromisso social da Igreja.

Assim, a família comboniana presente no Piquiá/Maranhão, com o apoio dos grupos de espiritualidade comboniana (GEC) presentes em Balsas, organizou este retiro em 2 locais diferentes, para favorecer uma melhor participação.

No dia 17/09/2022 (sábado) aconteceu na cidade de Pastos Bons (280 km da sede de Balsas), com a participação de cerca de 25 pessoas. Foi um dia muito rico de partilhas e memórias da caminhada das comunidades, e um reavivar do compromisso de fé, inspirado pelo carisma comboniano.

No dia seguinte (domingo) o retiro aconteceu na cidade de Balsas, com a participação de mais de 50 pessoas, contando também com a reflexão do tema com a assessoria do bispo diocesano. Ele destacou que a espiritualidade que assumimos como cristão, independente de qual seja, deve nos levar a, mais do que ter fé em Jesus, que tenhamos a fé de Jesus. Isso faz a diferença, pois evita que possamos criar uma lógica que atenda aos nossos interesses e vontades pessoais, nos mantendo na lógica do Reino de Deus.

Em ambos os momentos contamos com um vídeo de Regimar e Valmir, partilhando seus primeiros 5 meses de presença em Moçambique e os desafios enfrentados pela população com o ciclone Gombe.

Os GECs de Piquiá, Pastos Bons e Balsas partilharam sobre seus encontros e convidaram aos presentes para fazerem parte desta caminhada de aprofundamento na fé e compromisso missionário, como gesto concreto deste retiro.

Foi um momento bonito de animação missionária, inspirada pelo carisma de São Daniel Comboni!

Gostou da ideia de ter um grupo de espiritualidade comboniana (GEC) em sua comunidade ou paróquia? Quer saber como pode organizar um? Entre em contato com a gente através do nosso e-mail leigosmcbrasil@gmail.com ou pelo WhatsApp dos missionários combonianos (11) 97956-8317.

LMC Brasil

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade