Leigos Missionários Combonianos

Educação do campo para o campo

É tempo de mais uma assembleia da Casa Familiar Rural, associação formada por país, ex-alunos e pessoas que acreditam nesta proposta. A família comboniana presente em Açailândia faz parte desse projeto, estando envolvidos diretamente Dida e Xoán, Liliana e Flávio e pe. Joseph.

A casa oferece o curso de técnico em agropecuária com ensino médio, com duração de 3 anos através da pedagogia da alternância.

Tem uma canção que diz: “Não vou sair do campo pra poder ir pra escola. A educação do campo é direito, e não esmola.”

O objetivo deste espaço é exatamente este! Capacitando os jovens do campo a melhorar a rentabilidade da propriedade familiar, reduzimos o êxodo rural e promovemos a agricultura familiar, inserindo também técnicas agroecológicas.

A escola atende alunos de Açailândia, municípios vizinhos e também de outros mais distantes, chegando a ter alunos de 3 estados diferentes (Maranhão, Pará e Tocantins).

No debate sobre os desafios enfrentados pela escola e que envolvem custos financeiros, uma das mães presentes ressaltou: “Nós somos uma associação, podemos colaborar e com o pouco de cada um, conseguiremos o necessário.”

E assim vamos semeando na construção coletiva a busca de condições melhores para os camponeses e camponesas, e com isso gerar uma semente de um mundo melhor.

LMC Brasil

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade