Leigos Missionários Combonianos

[Portugal] Animação Missionária em Meixomil

IMG_20140315_140833No fim-de-semana de 14, 15 e 16 de Março a comunidade de vida do Porto reuniu-se na casa dos MCCJ da Maia para mais um encontro de animação missionária na paróquia de Meixomil em Paços de Ferreira. O encontro iniciou-se em oração no dia em que se comemorou o 183º aniversário do nascimento de S. Daniel Comboni. Envolvidos no carisma deste dia especial disse-nos Deus pela liturgia diária: “E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos” Dt 26, 18. Foi assim que Deus nos chamou a mais um dia de consagração a Ele, mais um dia em que alegremente nos sentimos escolhidos para cumprir os seus mandamentos, para ser povo de Deus.

Embebidos neste ambiente partilhámos a alegria do dom de ser Leigos Missionários Combonianos, incentivámos a percorrer caminhos de fé procurando ter sempre a felicidade de viver em comunhão para com todos. Desta forma compartilhámos com todos os catequizados a felicidade de termos em comum com todas as pessoas do mundo este Deus que nos ama tanto, cantámos os parabéns a S. Daniel Comboni, desafiámos jovens em preparação para o crisma a envolverem-se no projeto JIM através do grupo JIM Meixomil Ativo.

Durante este fim-de-semana nesta mesma paróquia iniciou-se também uma campanha de angariação de fundos, organizada pelo grupo JIM Meixomil Ativo, para o projeto ZO KWE ZO – “Toda a pessoa é pessoa”. Assim, no decorrer do fim-de-semana demos voz a este projeto partilhando com todas as pessoas as inúmeras dificuldades do povo pigmeu que todos os dias vê vetado alguns dos direitos humanos fundamentais. Aproveitamos para agradecer a todos aqueles que contribuíram para que este fim-de-semana fosse possível, ao grupo JIM Meixomil Ativo, ao pároco, aos catequistas, aos catequizados bem como a toda a comunidade paroquial que tão bem nos recebeu.

No decorrer deste percurso houve sempre a alegria de servir, de ser povo de Deus. Como disse Deus nas leituras dominicais “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te indicar.” Gn 12, 1 É este apelo contínuo de ir sem medo para servir que nos faz consagrar o nosso dia-a-dia a esta missão, que nos faz evangelizar e ser evangelizados. Como nos diz o Papa Francisco: Ide, sem medo, para servir. Seguindo estas três palavras, vocês experimentarão que quem evangeliza é evangelizado, quem transmite a alegria da fé, recebe mais alegria.

por Paula Sousa

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade