Leigos Missionários Combonianos

Envio missionário de Cristina Paulek – da missão do Ipê Amarelo para a missão em Centro-África

No dia 23 de julho de 2023 aconteceu o envio da Leiga Missionária Comboniana Cristina Paulek, na comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Ipê Amarelo, paróquia comboniana em Contagem/Minas Gerais, onde ela estava atualmente em missão.

Foi um momento emocionante de muita alegria e de vários reencontros da família dos LMC do Brasil.

Cristina está partindo para a República Centro Africana depois de vários anos de dedicação missionária em terras brasileiras. Ela começou o seu trabalho em 1998 na formação e depois dedicou-se à causa indígena em Rondônia; a partir de então tem desenvolvido diversos trabalhos missionários na Associação dos Leigos Missionários Combonianos, inclusive como coordenadora-geral e acompanhamento das pessoas em preparação para ser LMC e partir. A maior parte desse tempo foi na Comunidade do Ipê Amarelo, que agora a envia em missão para outras fronteiras.

Estiveram presentes nesta celebração de envio: Alejo Ramirez e sua esposa Terezinha Ramirez, Vanessa e Feliciano com sua filha Valentina, Adriana e Marcelo com seus filhos Bernardo e Esther, Liliana e Flávio com sua filha Maria e também o fundador dos leigos Missionários no Brasil, Valdeci Ferreira, que na oportunidade declarou que foi surpreendido por essa decisão da Cristina, uma surpresa alegre. Disse também que o sonho da África sempre foi o sonho missionário do projeto LMC e que ele agradece a Deus pelo dom da vida de Cristina e pede a toda a comunidade que fique unida a ela em orações.

Após a missa, tivemos um momento muito especial de despedida da Cristina, juntamente com a comunidade e todos os leigos presentes em um almoço na casa de missão, um momento de muita alegria e satisfação. O casal de leigos Adriana e Marcelo declara que: “esse foi um momento muito emocionante que reforça os laços da missão e dá um sentido missionário para a vida que vivemos no dia a dia, no nosso trabalho na nossa comunidade de base, junto da educação dos nossos filhos Bernardo e Esther”.

O atual coordenador dos leigos no Brasil, Flávio Schmidt, que viajou 4 dias do Maranhão até o Ipê Amarelo com sua família, destaca: “é um momento de grande alegria para nosso grupo e para o movimento como um todo. Cristina já fez muito pela missão e agora segue com seu serviço missionário nas terras do coração de São Daniel Comboni, junto à família comboniana lá presente. Também é inspirador que esse envio aconteça no dia em que, na celebração, se faz memória do martírio do pe. Ezequiel Ramín em terras brasileiras. Rezemos por ela e por todas as pessoas que dedicam sua vida à construção do Reino”.

Agradecemos a Deus pelo dom da vida da Cristina Paulek e rogamos a ele suas bênçãos para que este novo tempo missionário no coração da África possa ser um tempo fecundo de paz alegria e, principalmente, divulgação entusiasmada do Evangelho do Reino.

Contamos com as orações de todas e todos!

Adriana Moutinho, LMC Brasil

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade