A reflexão bíblica do dia levou-nos a um compromisso de transformar as realidades onde estamos, com base no Evangelho, e com tudo isto enchemos o mapa de todo o continente com pétalas de rosa, o que nos convida a pensar que, pela sua fragilidade, temos de ser transmissores da Boa Nova do ambiente em que nos encontramos.
Continuamos a trabalhar em grupos, partilhando os compromissos que foram assumidos como resultado desta Assembleia.
Uma metodologia que perceba as realidades, ilumine com a Palavra de Deus, com ações concretas e leva-nos a celebrar como comunidades missionárias.
Tendo em conta a importância desta vocação e a sua relevância no mundo, somos convidados a reorganizar os nossos países, a contribuir como família comboniana, sem perder de vista a dimensão missionária para a humanidade.
Um momento especial do dia foi a celebração da Santa Eucaristia, presidida pelo P. Joselin, provincial do Peru, que nos recordou a importância de concretizarmos nos nossos grupos os resultados desta Assembleia, e para isso devemos recordar o Sínodo a que o Papa Francisco nos chama. Neste sentido,
É muito importante renomear a Paróquia de Chorrillos, que foi escolhida pela Arquidiocese como uma Paróquia modelo no seu Plano Pastoral.
Agradecemos a Província do Peru, a comunidade de Chorrillos e aos LMC do Peru, pelo acolhimento e preocupação de nos fazer sentir em casa.
Os nossos agradecimentos vão também para Mireya, LMC Guatemala, pelo amor e dedicação que tem demonstrado ao longo dos anos, e desejamos a Rocío, LMC Peru, que juntamente com Beatriz, LMC México e Padre Ottorino, MCCJ responsável pelo acompanhamento dos LMC na América, que compõem a nova equipa coordenadora do comité americano, todo o sucesso.
No domingo celebrar a Eucaristia juntamente com as comunidades de Pamplona Alta, faz-nos refletir sobre a missão e quando devemos nos comprometer ainda com este apelo missionário de uma Igreja em saída.
Maria Cristina Paulek e José David Rojas Quesada
Brasil – Costa Rica.