Leigos Missionários Combonianos

Enviados novamente

Dia 6 da nossa reunião, um dia importante e definitivo, hoje finalizamos os temas a discutir, consolidamos um documento e elegemos o novo comité continental.

O nosso dia começou com uma bela oração dirigida pela equipa da Colômbia, onde através do texto bíblico Ezequiel 34; 1-15 meditámos sobre o nosso papel de pastores no meio da comunidade e como disse o Papa Francisco algumas vezes também como pastores em frente do rebanho e dependendo da realidade pode estar atrás deles, mas sempre lá, ao lado deles, cheirando a ovelhas ao serviço da missão; através da acção de graças enchemos o esboço do continente americano com pétalas de rosa, pintando-o com as suas belas cores e a fragilidade de um povo que sofre de guerra, indiferença e desigualdade.

Durante o dia meditámos um pouco sobre a tarefa que cada um dos participantes levará de volta aos seus países, porque finalmente a revisão sistemática dos acordos de Roma de 2018 expôs as realidades que cada país vive, avaliámos os compromissos e finalmente produzimos um documento simples que ajudará a dar passos mais firmes no sentido do cumprimento do que foi acordado, que é finalmente o ideal da nossa comunidade de Leigos Missionários Combonianos.

Antes da Eucaristia da noite em assembleia elegemos o novo comité americano, onde a nossa companheira Mireya Soto LMC da Guatemala entregou as suas responsabilidades de 6 anos atrás e deu lugar a novas pessoas para avançar; Beatriz Maldonado LMC do México que gentilmente aceitou continuar como parte do comité para outro mandato juntamente com Roció del Carmen Gamarra do Peru e o P. Ottorino Poletto MCCJ do Equador; temos um novo comité americano. Na Eucaristia da noite rezámos por eles que, guiados pela luz do Evangelho, podem continuar a acompanhar os LMC da América.

Agradecemos ao Peru excelente anfitrião, não é fácil conseguir a acolhida de cerca de 30 pessoas, eles realmente fizeram-nos sentir em casa, graças também à antiga equipa continental Mireya, Beatriz, Padre Ottorino e ao apoio sempre e incondicional de Alberto de la Portilla e também recebemos com alegria a nova equipa coordenadora da América, bem-vindos.

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade