Leigos Missionários Combonianos

Abertura dos 150 anos do Plano de Comboni na Carapira

Cruz 150 anosAqui na Paróquia de Carapira, toda quarta-feira realiza-se a missa com os alunos católicos da Escola Industrial de Carapira e com as meninas do lar feminino das irmãs combonianas, que são alunas na escola primária do bairro. Nesta semana, no dia 19 de fevereiro, a celebração teve uma temática toda especial, com a abertura do ano de reflexão dos 150 anos do Plano de Comboni. Antecipando em um dia a abertura oficial proposta pelo instituto dos missionários combonianos, esta celebração foi marcada pela apresentação da cruz comemorativa deste marco histórico, entregue a cada comunidade MCCJ da Província de Moçambique, explicando aos presentes o seu sentido e motivação. Padre Gino Pastore, que presidiu a santa missa, destacou a força e coragem de Comboni, e a sua inspiração na elaboração do Plano, que tinha como lema “Salvar África com África”, motivando assim aos alunos e alunas a serem protagonistas de sua própria história, construindo uma realidade social melhor. Lançou aos alunos da Escola Industrial, que completa 50 anos de sua fundação, o desafio de, inspirados pelo exemplo de São Daniel Comboni, escreverem também eles o Plano da EIC para cumprir este lema.

Na quinta-feira, dia 20, na celebração da missa com a equipa missionária pelo padre Paulo Emanuel destacou-se esta data, lendo-se alguns trechos da carta do Geral MCCJ e refletindo o Evangelho no sentido de não termos a mesma tentação de Pedro, de sermos, mesmo que inconscientemente, impedimento para a realização do plano de Deus na nossa vida e na vida do povo.

Após o jantar, a equipa reuniu-se na casa dos LMC em tom de comemoração para marcar esta data com a partilha de comer e de conversa. Como símbolo deste encontro, para motivar a reflexão pessoal e comunitária, cada missionária e missionário recebeu uma mensagem contendo uma das perguntas que nos é lançada pelo Geral MCCJ em sua carta de apresentação dos 150 anos do Plano, no trecho em que nos convida a escrever nosso próprio plano.

Que o exemplo de São Daniel Comboni continue nos inspirando na vocação missionária e que o Espírito de Deus, o mesmo que conduziu Comboni na elaboração do plano, nos ilumine e conduza pelos caminhos da construção do Reino!

Estamos juntos!

LMC Moçambique

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade