Os MCCJ receberam a comunicação de S. Exa. Dom José Rodriguez Carballo, Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA) – Prot. 5191 de 20 de Julho de 2021, que o dicastério concedeu o adiamento da data do XIX Capítulo Geral para as datas por nós indicadas, ou seja, de 1 a 30 de Junho de 2022, e a consequente prorrogação do mandato do Superior Geral e do seu Conselho. Uma carta mais detalhada do Superior Geral e do seu Conselho seguir-se-á a 31 de Julho de 2021.
O Conselho Geral concluiu há alguns meses que a realização do Capítulo, nas actuais condições pandémicas, este ano colocaria sérios desafios à sua organização. Acolher cerca de 60 capitulares dos quatro cantos do mundo em diferentes situações epidemiológicas e com uma cobertura de vacinação incerta tornaria muito precária a realização do Capítulo sem interrupção, correndo o risco de ter de o suspender.
Como muitas outras congregações internacionais e após extensa consulta com os capitulares, o Conselho Geral concordou que era mais prudente pedir à Santa Sé a autorização para o adiar. Tal concessão tinha sido prevista desde o ano passado pela Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. A mesma concessão também prolonga o mandato do actual Conselho Geral para a administração ordinária até ao início do Capítulo em 2022.
Entretanto, o Conselho também acompanhará e facilitará, quando necessário, o trabalho de preparação do Capítulo, que a pandemia tornou ainda mais difícil em muitas circunscrições.