Leigos Missionários Combonianos

LMC’s da Etiópia: Maggie, Mark e Emebet Banga

Maggie, Mark and Emebet

Saudações da Etiópia! Nós somos o Mark, a Maggie e a nossa filha Emebet. Somos Leigos Missionários Combonianos (LMC) do Canadá, a trabalhar em Awassa, Etiópia, já há 4 anos. Os Padres, Irmãos e Irmãs combonianos aqui na Etiópia, receberam-nos de uma forma muito calorosa e sentimo-nos verdadeiramente parte da família comboniana. Unimo-nos aos LMC motivados pela nossa fé e o nosso desejo de arranjar mais espaço para Deus nos nossos corações. Sentimo-nos chamados a darmos mais de nós próprios, de uma forma mais abundante, através deste modo específico que é a uma missão além-fronteiras. Sentimos este convite como um novo marido e mulher, e simplesmente, ficamos muito felizes em dizer “sim”. A nossa vida missionária tem sido bastante preenchida e damos graças a Deus por todas as bênçãos que ele nos tem dado. A maior dádiva foi a nossa filha Emebet, que adoptamos aqui na Etiópia. Neste momento ela tem 2 anos e todos os dias temos consciência da enorme dádiva que é tê-la nas nossas vidas e de ela nos ter a nós.

Nos nossos primeiros anos, a Maggie trabalhou no centro de saúde católico de Bushulo, cerca de 7 km a sul de Awassa, usando a sua formação em medicina naturopata na prática clínica e actividades de saúde pública. Agora, a Maggie é mãe a tempo inteiro, ficando em casa a tomar conta da Emebet (o mais nobre e divertido dos ministérios!). O Mark trabalha no Secretariado Católico de Awassa, o principal organismo de coordenação da diocese de Awassa que cobre a zona sul da Etiópia. É o director de programas sociais e de desenvolvimento da Igreja Católica, incluindo educação, assistência médica, água, promoção da mulher, resposta a emergências e outros serviços sociais para os mais pobres. Juntos, como marido e mulher, temos também outros ministérios, que inclui o trabalho como tutores, no Colégio Católico e a Associação de Estudantes da Universidade de Awasssa, proporcionar programas de retiro no Centro de Retiros de Gethsemani, dando aulas de arte num orfanato local e ensinando Teologia do Corpo.

Não se percebe onde começa o nosso trabalho e termina o nosso tempo livre e estamos gratos por isso. É uma consequência da vida missionária – onde o nosso trabalho é a nossa vida, a nossa vida é o nosso trabalho e ambos tentamos oferecer a Deus.

O meio que nos rodeia é de pobreza extrema e desamparo com necessidades intermináveis. As exigências neste contexto, e o rosto das pessoas que vivem nele, são reais e um desafio para nós, e nós não temos respostas predefinidas. Às vezes rimos, às vezes choramos e às vezes olhamos um para o outro de olhos bem abertos sem saber o que fazer. Mas, através de todos estes conflitos, estamos a crescer e a mudar, ao mesmo tempo que damos o nosso melhor para viver lado a lado com os nossos irmãos e irmãs Etíopes. É a nossa alegre luta diária. Os ‘posts’ e reflecções que partilharemos convosco são a história da nossa jornada LMC. Rezamos para que Deus continue a transformar-vos e a transformar-nos nas pessoas para as quais fomos criadas.

 

Maggie, Mark e Emebet

Leigos Missionários Combonianos

Awassa, Etiopia

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade