Leigos Missionários Combonianos

Sonhar a missão

Em setembro de 2021, chegamos a Camarate, mais propriamente ao bairro de Fetais, cheios de expetativas quanto ao trabalho que iriamos desenvolver junto da comunidade local. Sabíamos que havia muito que fazer, mas não conhecíamos as necessidades. Nem tudo correu como esperávamos, mas sim como Deus quis e, apesar das dificuldades encontradas, “sentimos” que devemos continuar nesta missão.

Com a saída do Pedro Nascimento novos desafios se colocam pois, apenas ficamos as duas, Maria Augusta e Élia, e continuamos a sonhar que é possível fazer de Fetais terreno de missão onde a presença LMC seja uma realidade e não apenas um lugar de passagem. Pedimos ao Senhor da messe que oriente os nossos passos para que, com humildade e sabedoria sejamos mensageiras do Evangelho junto destas gentes vindas, de lugares tao distantes e diferentes, em busca de um mundo melhor que têm dificuldade em encontrar.

Sonhar mais missão na paróquia de Camarate passa pelo que tem sido a nossa experiência ao longo deste tempo, pelo que temos recebido sem nada dar, que nos incentiva a prosseguir este caminho por vezes nada fácil. Queremos estar mais nesta missão porque:

… aquece-nos o coração o abraço apertado de uma criança; o bom dia sorridente de um idoso, o ouvir o nosso nome gritado desde o recreio de uma escola; uma mãe que diz à filha de três anos para dar um beijo à “tia” (que conheceu no autocarro) …

… aquecem-nos o coração os vizinhos da “ladeira” que já nos chamam para dois dedos de conversa; as romãs oferecidas com sabor a amizade; o gato da casa ao lado que se deixa afagar e o dono do gato que já diz boa noite quando nos cruzamos na rua …

… aquecem-nos o coração as pessoas que perguntam pelo Pedro e falam dele com reconhecimento e carinho pelos momentos que lhes dedicou…

… e, também nos aquece o coração as pequenas/grandes vitórias conseguidas junto das crianças que frequentam o Jovem Despertar onde já passamos “dias frios”, mas onde há calor e alegria e, porque o “melhor do mundo são as crianças” tudo o que fazemos por elas e com elas será sempre pouco.

Se Deus nos chama a fazer a diferença, a ser presença junto de diferentes comunidades, com simplicidade apenas podemos dizer: “Senhor estamos aqui para Te servir, ilumina o nosso caminho”.

Na certeza que não estamos sós nesta missão.

Abraço em Cristo

Maria Augusta e Élia- LMC em Camarate

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade