Leigos Missionários Combonianos

São bonitas algumas vitórias

carcelSão bonitas algumas vitórias, pequenas realizações nascidas das batalhas que têm o sabor do esforço, compromisso, da esperança, do projeto, o sonho, mas a maioria são construídos em um caminho que nunca desistiu, apesar das dificuldades.

Essas pequenas vitórias são alegrias compartilhadas em uma equipe de trabalho formada por pessoas que acreditam no que fazem, que com confiança e humildade construiram o trabalho diário da Pastoral Carceraria.

Hoje, finalmente, começamos a catequese na prisão de segurança máxima Nelson Hungria.

Nossa alegria, juntamente com aqueles que participam, nasce depois de um longo tempo de espera, fato de permissões necessárias, emaranhados burocráticos que teriam desanimado qualquer um… mas NOS NÃO! Mantivemos a fé e firmeza em nossa meta, para tentar de realizar um pedido desejado pelos próprios presos, mediando com uma parte “institucional” que não tem confiança em um trabalho de desenvolvimento e recuperação com os prisioneiros. Alguns acreditam que é tempo perdido, que não vale a pena, que aqueles que estão na prisão não tem direito a nada, nem mesmo para buscar a Deus ou a si mesmo, apenas nada dentro de uma cela escura. Mas é precisamente nessa escuridão que vem o desejo de voltar a “ver”, de encontrar se novamente, para abraçar aquilo Mistério que bate na alma humana. Ninguém tem o direito de negar a necessidade ea busca espiritual que é próprio do homem. Portanto, nossa batalha para respeitar uma procura que vem de uma caminhada pessoal, a partir de um desejo de buscar a Deus ea si mesmos.

Hoje, o início de um novo caminho com um pequeno grupo de presos, e, finalmente, em uma sala onde se pode colocar em circulo livremente, sem qualquer impedimento de bares, algemas, divisores de espaços físicos, agentes de vigilantes.

São emocionantes as partilham que saem, fortes, humanas, cheias de perguntas e desejos. Caminhos são construídos em conjunto, onde todos compartilham enriquece o outro, onde todos ensinam aos outros, onde se comunicam emoções, alegrias e feridas de uma vida que se deseja reconstruir, uma vida que não se sentem perdida ou esmagada pelo peso da culpa ou da condenação do povo.

Seja Abençoado este caminho, seja abençoada esta sede de Deus que se alarga o coração que rompe fronteiras e as grades de uma prisão feita de carne e humanidade na procura e no caminho.

Viva a vida que é capaz de nascer e crescer, viva as pessoas que ajudam a torná-la crescer, viva o colocar se no caminho não ter medo de fazê-lo.

Entre os direitos que devem ser respeitados para os prisioneiros há o direito à assistência religiosa.

Todos os presos têm liberdade de culto / religião, bem como o direito de praticá-lo em sua unidade prisional, ninguém é forçado a participar se não quiser.

Emma, LMC em Brasil

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade