Leigos Missionários Combonianos

[Moçambique] Encontro Anual LMC Moçambique 2014

Os Leigos Missionários Combonianos em Moçambique estivemos reunidos de 21 a 23 de novembro no Centro Catequetico de Carapira para o nosso IX Encontro Anual, com o tema “150 anos do Plano de Comboni e os Desafios para os LMC em Moçambique”.

??????????????????????????????? ???????????????????????????????

Iniciamos com um pequeno momento de reflexão, partindo da leitura do texto de Lc 16, 24, destacando a proposta de Cristo, “renuncia a si mesmo”, com um convite para pensarmos quais são as coisas que preciso renunciar de mim mesmo para viver a vocação missionária a qual sou chamado como LMC na realidade onde estamos presentes, meus preconceitos, ideias, pontos de vista, práticas, comportamento, expectativas, etc.

??????????????????????????????? Depois, buscamos identificar quais são os desafios que nos interpelam na realidade em que estamos presentes, apresentando estes a Deus, em forma de preces através da oferta da Makeya, um rito tradicional macua, pedindo a intercessão dos nossos antepassados, os santos da Igreja, e também os missionários e missionárias que já passaram por estas terras moçambicanas e deram a sua vida por este povo.
A seguir, iniciamos os trabalhos, com leitura da ata anterior, avaliação das atividades propostas, relatórios de atividades pessoais e revisão dos temas de formação dos candidatos a LMC.
Encerramos a tarde celebrando a missa com a equipa missionária na casa das irmãs combonianas.
Depois do jantar, estabelecemos quais seriam os temas para a formação permanente dos LMC no próximo ano. Com isso encerramos o 1º dia de trabalhos do nosso Encontro Anual, pedindo a intercessão de Maria, no dia em que a Igreja celebra a sua apresentação.

???????????????????????????????No segundo dia pela manhã, trabalhamos o assunto de economia, apresentando os relatórios económicos, definindo as actividades a realizar, em vias de alcançar o auto sustento do movimento em Moçambique, além de tratar das definições pedidas nos encontros internacionais.
Avaliou-se as atividades de Animação Missionária realizadas durante o ano e pensou-se das atividades futuras. Encerramos o día com a eleição do coordenador e divisão das funções, ficando da seguinte maneira: Flávio, coordenador; Márcia e Ancha, ???????????????????????????????Secretaría e Comunicação; Margarida, Tesoureira; Beatriz, Martinho e Flávio, Formação e Animação Missionária. Concluimos o segundo dia com a missa e após o jantar, uma partilha com a Equipa Missionária do que trabalhamos no encontro, com direito a música, pipoca, bolo, água fresca de arroz…
Na manhã de Domingo, participamos da celebração da missa na comunidade de Carapira, onde, ao final, apresentamos o grupo LMC através do vídeo da comunidade e testemunhos missionários. A seguir, nos reunimos para definir a atividade da Experiência Missionária que acontecerá no mês de dezembro, fazer a foto oficial do encontro, e assim, encerramos com uma oração de agradecimento pelo bom andamento dos trabalhos.

???????????????????????????????
Em comunhão com todo o movimento, pedimos a Deus que o exemplo de Comboni continue a inspirar sempre a nossa caminhada!???????????????????????????????Estamos juntos! Unidos em oração e na missão!
LMC Moçambique

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade