Dia 8 de Março, dia Internacional da Mulher. Momento de celebração sim, mas sobretudo de reflexão e questionamento sobre a situação das mulheres na sociedade.
Neste sentido, aqui na Escola Industrial de Carapira, os alunos dos 3ºs anos (10ª classe), como atividade das disciplinas de Educação Cívica e Moral e de Informática, organizaram cartazes e teatros sobre o tema da violência doméstica, a partir da leitura que fizeram da lei de combate à violência doméstica de Moçambique. Durante a manhã, no salão da escola foram expostos os cartazes a apresentadas as peças para os demais alunos e aos professores. Nem todos estiveram presentes, mas houve uma participação significativa dos alunos. Além das turmas de 3º ano, colaboraram também nas apresentações o grupo cultural da escola chamado WIPA WINA WOPA, que traduzindo da língua local, o Macúa, significa CANTAR DANÇAR TOCAR. Eles apresentaram duas canções tratando a temática da violência, uma na abertura outra na conclusão, e ainda uma prévia de uma peça que estão a organizar na temática do tráfico de seres humanos, que também inclui a situação de exploração sexual da mulher.
Ao final das atividades, entregaram uma pequena lembrança às mulheres da escola: as alunas, secretárias, voluntárias do corpo de paz e LMCs, através de um cartão com uma mensagem.
Foi um momento rico de informação e reflexão, e foi bom ver o empenho e animação dos alunos, sobretudo nas apresentações teatrais. Esperamos que fique a mensagem e o compromisso de combate a estas situações.
A todas as mulheres, nosso respeito e gratidão! E pela intercessão de Nossa Senhora Mãe da África, que Deus as abençoe em vossa missão!
Estamos juntos!
LMC Carapira, Moçambique
Parabenizar a todas as mulheres do mundo por terem mais um passo longo no mundo e para o desenvolvimento na sociedade. Beijos para as mulheres…