Leigos Missionários Combonianos

Mensagem de Páscoa do Conselho Geral MCCJ: “O Ressuscitado que não nos deixa sós”

Pascua

“Para milhões de pessoas esta Páscoa continua a ser uma Páscoa de sofrimento, conflitos, guerra, deslocamentos, fome, morte e destruição. Olhar humanamente esse cenário nos dá a sensação de medo, angústia, perda: uma rua sem saída. Por outro lado, para nós discípulos missionários, não é o tempo para lamentar-nos, mas ver, através do olhar da nossa fé, o Ressuscitado que não nos deixa sós.” (Conselho Geral)

Mensagem de Páscoa

“Vi, então, um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe…” E ouvi: “Esta é a tenda de Deus com os homens. Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus. Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles, pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor. Sim! As coisas antigas desapareceram!” 
(Ap 21,1-4)

Prezados Confrades,
É com alegria imensa que nos dirigimos a vós, para partilhar a Boa Notícia de que o Novo céu e a Nova terra já estão no meio de nós: Ele Ressuscitou! “Esta é a tenda de Deus com os homens”. Aleluia!

Tempo de paixão

Falar de Páscoa, Ressurreição, Novo céu, Nova terra em tempos de pandemia e de guerra parece uma contradição. Ao invés de vermos sinais de vida vemos destruição e morte, pois as guerras e as doenças são sinais da paixão e morte de Jesus que continuam na vida do seu povo. Para milhões de pessoas esta Páscoa continua a ser uma Páscoa de sofrimento, conflitos, guerra, deslocamentos, fome, morte e destruição. Olhar humanamente esse cenário nos dá a sensação de medo, angústia, perda: uma rua sem saída. Por outro lado, para nós discípulos missionários, não é o tempo para lamentar-nos, mas ver, através do olhar da nossa fé, o Ressuscitado que não nos deixa sós. “Ele vai morar com eles. Eles serão o seu povo e ele, o Deus-com-eles, será o seu Deus. Ele vai enxugar toda lágrima dos olhos deles”. O Ressuscitado é o Crucificado. No seu corpo glorioso, estão indeléveis as feridas que se transformaram em frestas de esperança. Como afirma o Papa Francisco: “Palavras como indiferença, egoísmo, divisão, esquecimento não são as que queremos ouvir neste tempo. Mais, queremos bani-las de todos os tempos! Essas palavras prevalecem quando em nós vencem o medo e a morte, isto é, quando não deixamos o Senhor Jesus vencer no nosso coração e na nossa vida. Ele, que já derrotou a morte abrindo-nos a senda da salvação eterna, dissipe as trevas da nossa pobre humanidade e introduza-nos no seu dia glorioso, que não conhece ocaso”(Mensagem Urbi et Orbi – Páscoa de 2020).

Tempo de escuta e discernimento

A luz do Círio Pascal que acende as nossas velas é a luz do Ressuscitado que ilumina o nosso agir e atuar, frutos da nossa escuta. Escuta do grito de milhões de seres humanos que ainda vivem em situações de morte; escuta dos Confrades que caminham conosco nas pegadas da missão; escuta da Palavra e da voz do Espírito Santo que nos ajuda, através da partilha e da oração, a discernir os sinais dos tempos que estamos vivendo como sociedade, Instituto e Igreja. É na intimidade com o Ressuscitado que refazemos o nosso ser discípulos missionários combonianos chamados a viver a alegria do Evangelho no mundo de hoje. Somos uma missão e, através do nosso testemunho, ministerialidade, anunciamos o Novo céu e a Nova terra, pois “O primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe… As coisas antigas desapareceram”!Ressoou a voz da esperança: Cristo Ressuscitou! É a vitória do amor sobre a raiz do mal, uma vitória que não “contorna” o sofrimento e a morte, mas passa por eles, abrindo um caminho no abismo, transformando o mal em bem: marca exclusiva do poder de Deus.

Tempo de celebrar

… pois nunca mais haverá morte, nem luto, nem grito, nem dor”.A certeza de que o Ressuscitado está vivo no meio de nós nos enche de alegria, reconfirma o nosso ser missão na construção do Reino que é vida em plenitude para todos, principalmente para os mais pobres e abandonados. Por isso é preciso celebrar. Celebrar as pequenas e grandes vitorias que no dia a dia estão acontecendo nos gestos de solidariedade, partilha, reconciliação, fraternidade, justiça e paz nas nossas comunidades religiosas e paroquiais. Celebrar a vitória de que a morte está sendo vencida pela ternura do amor através do serviço de pessoas que são o anjo da guarda da porta ao lado, em meio a guerra, a pandemia, conflitos, violência etc. Celebrar o XIX Capítulo Geral neste contexto pascal como um Kairos pascal, um Kairos do Espírito: Aquele que está sentado no trono declarou: “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21,5).

Feliz Páscoa a todos!
Conselho Geral
Roma, 17 de abril de 2022

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade