Leigos Missionários Combonianos

Já com Espírito de Natal passamos mais um fim de semana juntos e em grande!

LMC Portugal

Nos dias 9, 10 e 11 de Dezembro realizou-se, em Santarém, mais um encontro dos Leigos Missionários Combonianos.

Já com espírito de Natal passamos mais um fim de semana juntos e em grande!

Cada encontro começa com as boas vindas, os abraços calorosos, os risos e gargalhadas de quem se reencontra com muita alegria e espera por a conversa em dia com cada elemento desta “família” que vai crescendo em número, em partilha e amizade.

No Sábado de manhã, depois da oração e do pequeno almoço, começamos com a exposição da leiga Rufina Garcia acerca do tema de reflexão: “Refugiados no mundo e em Portugal”. Depois de nos apresentar esta realidade tão atual, deu-nos a conhecer o seu trabalho na Cáritas de Portalegre, em jeito de testemunho, e do muito que há para fazer pelos refugiados que fogem de uma guerra, sem nada, esperando sobreviver e encontrar a paz. Seguindo o carisma de S. Daniel Comboni, e relembrando o desafio deixado no encontro europeu dos Leigos Missionários Combonianos, temos que estar atentos a esta crise e agir em conformidade.

LMC Portugal

Depois fomos convidados a colocarmo-nos no lugar de um refugiado vindo de um dos vários continentes, e construirmos uma árvore de Natal com os nossos desejos/sonhos. Só aprendendo a colocarmo-nos no lugar do “Outro “ é que podemos começar a sentir um pouco das suas dores e a despertarmos para a problemática destes refugiados.

De seguida recebemos o testemunho de um casal de refugiados do Paquistão, a Nádia e o Milam. Contaram-nos algumas das muitas dificuldades que atravessaram e atravessam. A Nádia chegou à cerca de um ano, fruto do esforço e empenho da Cáritas, mas não fala Português porque ainda não foi possível usufruir deste direito ao ensino da língua. O Milam, neste momento desempregado e motorista de profissão, chegou a Portugal há quatro anos, depois de seis longos meses em viagem. O seu maior desejo é adquirir a carta de condução de Portugal para que possa arranjar trabalho.

A tarde de Sábado foi preenchida com diversas atividades que nos sensibilizaram para as diferenças de poder económico dos vários continentes. Estas desigualdades são abismais! Por fim, fomos convidados a ir ao encontro do “Amor”, com um período de tempo destinado à reflexão e oração individuais.

LMC Portugal

À noite tivemos um convívio animado e em união com outros leigos não presentes, como a Marisa, com quem falamos longamente via Skype. Em espírito Natalício foi feita a troca de presentinhos e de desejos.

No Domingo juntaram-se a nós vários familiares e amigos para a celebração da Eucaristia. Depois ouvimos o testemunho da LMC, Élia, vinda recentemente da República Centro Africana onde esteve cinco anos em missão.

LMC Portugal

O tema foi: “O Natal na Missão”. A partilha da Élia, com a sua simplicidade e autenticidade, foi maravilhosa e enriquecedora, sobretudo para nós formandos que ainda não tivemos experiências de Missão. Outros leigos foram acrescentado breves partilhas de Natais vividos na Missão, no meio da pobreza mas com o verdadeiro sentido do Natal, sem materialismos, consumismos ou distrações que, nos países ocidentais, é impossível escapar. Ficou visível, em cada um de nós, o grande desejo de continuar a fazer este caminho de formação e partilha. A exemplo de Maria, mãe de Jesus, coloquemos a nossa total confiança no Senhor.

Continuação de um bom Advento para todos! Acolhamos Jesus que virá, quem sabe, na pessoa de um refugiado!

Por: Glória Rocha

 

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade