Leigos Missionários Combonianos

Festa de São Daniel Comboni: 10 de outubro de 2022

“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, dá muito fruto” (Jo 15,5).

Comboni

“Tende coragem; tende coragem nesta hora difícil, e mais ainda para o futuro.
Não desistam, nunca renunciem. Enfrentai sem medo qualquer tempestade.
Não temais. Eu morro, mas a obra não morrerá.”
(últimas palavras de São Daniel Comboni pronunciadas pouco antes de entrar em agonia a 10 de outubro de 1881)

Caríssimos confrades,
Boa festa do nosso pai e fundador São Daniel Comboni! Saudações fraternas a todos vós, onde quer que se encontrem, para celebrar esta festa que sempre tem sido fonte de graça, de bênção e ocasião para voltar à nascente do nosso ser consagrados segundo o carisma comboniano.

A 10 de outubro de 1881, como o “grão de trigo caído à terra…”, o nosso pai fundador morria em terras do Sudão, mas, aquela “boa semente” germinou e continua ainda hoje a dar muitos frutos. Nesta ocasião da sua e nossa festa, não podemos não recordar as palavras do P. Francesco Oliboni, a 26 de março de 1858: “Mas vós não desanimeis, não abandoneis o vosso propósito, continuai a obra iniciada; e, se mesmo um só de vós ficasse, não perca a confiança nem se retire”. Estas palavras, como bem sabemos, deram coragem a toda uma geração de missionários da Africa, entre os quais Comboni; e são as mesmas palavras a inspirar o pedido feito pelo nosso pai fundador aos seus missionários pouco antes da sua morte: pede-nos que “sejamos fiéis à missão”. É esta graça especial da fidelidade à missão que queremos pedir hoje a Deus e a Maria, mãe da Nigrícia.

O contexto da celebração de Comboni, este ano de 2022, traz consigo muita graça e bênção. Antes de mais, a quase três meses da celebração do XIX Capítulo Geral do nosso Instituto, publicamos hoje, oficialmente, os Documentos Capitulares. A 20 de novembro, daqui a 40 dias, realiza-se em Kalongo (Uganda) a beatificação do P. Giuseppe Ambrosoli. E finalmente, neste momento de graça, as Missionárias Combonianas estão a celebrar o seu Capítulo Geral em Verona, vivificadas pelo sacrifício da Ir. Maria De Coppi, morta em Moçambique no passado dia 6 de setembro. Todas estas ocorrências são para nós ocasião de graça e de crescimento que contribuem abundantemente para dar um sabor e um perfume de santidade à festa de São Daniel Comboni. Ao mesmo tempo, tornam-se ocasião de recolhimento e de oração intensa para renovar a nossa identidade comboniana, construir um relacionamento sempre mais íntimo com o nosso Pai Fundador e com a inteira missão da Igreja.

O exemplo de vida do nosso Pai Fundador desafia-nos continuamente a ir além dos nossos limites e fragilidades e a abraçar a “santidade” como dom de Deus que se transforma em estilo de vida. Hoje, Comboni quer falar ao coração de cada um de nós com as mesmas palavras com que desafiava, instruía e encorajava os seus missionários, as suas missionárias e os leigos, umas vezes usando expressões doces, outras vezes duras, mas, em qualquer caso, com palavras de um pai que ama os seus filhos. Afinemos, pois, a nossa capacidade de escuta e abramos os nossos corações e a nossa mente para acolher as suas palavras de pai para que a nossa relação com ele possa ser cada vez mais profunda, estimulante e fecunda.

Neste dia de festa, dediquemos um pouco do nosso tempo para contemplar e meditar sobre o seu exemplo de vida, sobre as suas escolhas, a sua determinação; peçamos humildemente a sua intercessão para que possamos, também nós, continuar a ser fiéis à nossa vocação de consagrados missionários ao serviço do povo de Deus. Mantenhamos o olhar sempre fixo no Coração de Jesus e amemo-lo ternamente para que Ele continue a ser a única fonte da nossa vida e o centro propulsor da nossa missão. Certos de que, sem um regresso radical a Cristo e ao carisma de Comboni, a nossa missão não dará frutos.

Façamos nosso o desejo de São Daniel Comboni para que as nossas comunidades se tornem pequenos cenáculos de apóstolos onde os irmãos se possam encontrar juntos para celebrar, refletir e rezar, em espírito sinodal, envolvendo, onde for possível, os leigos com quem trabalhamos nas missões e na Igreja local.

Pedimos a intercessão de São Daniel Comboni também para os processos de discernimento sobre a escolha dos superiores de circunscrição e dos seus respetivos conselhos, para que Deus nos dê superiores santos e capazes, apaixonados pela missão comboniana e do Instituto, para animar e acompanhar os confrades e para promover e coordenar as atividades/prioridades da circunscrição, tendo presente também as orientações do XIX Capítulo Geral.

Maria Mãe da Igreja interceda por nós.
A todos desejamos uma boa festa de São Daniel Comboni.
O Conselho Geral MCCJ

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade