Leigos Missionários Combonianos

Família Comboniana espanhola encontra-se em Madrid

Familia Comboniana

No fim de semana de 5 e 6 de Abril, realizou-se em Madrid o primeiro encontro de toda la Família Comboniana presente em Espanha: religiosos, religiosas, seculares e leigos combonianos, todos unidos no mesmo carisma e na mesma pessoa de São Daniel Comboni, para celebrar o 150° aniversário do “Plano para a regeneração da África”, escrito por Comboni em 1864.

Comboni diz nos seus Escritos: “No ano de 1864, a 18 de Setembro, quando me encontrava em Roma, e na Basílica de S. Pedro assistia à beatificação de Margarida Maria Alacoque, como um relâmpago, iluminou-me a ideia de propor para a cristianização dos pobres negros um novo plano, cujos diferentes pontos me vieram do alto como uma inspiração. A seguir, o dito plano obteve o beneplácito de Sua Santidade o Papa Pio IX, que o fez remeter para a S. Congregação da Propaganda Fide. Foi traduzido em várias línguas e fizeram-se dele várias edições. Com base neste plano, eu procurava dar à missão entre os pobres negros da África Central uma organização dotada de maior vitalidade e solidez. Por isso, propus que num lugar adequado da Europa se fundassem dois institutos, um masculino e outro feminino, com o objectivo de formar pessoal para a direcção dessas missões da África Central, tanto missionários como missionárias. Igualmente, num lugar de clima salubre da costa africana, haveria que erigir dois institutos como estações de preparação e de aclimatação, antes de o pessoal missionário penetrar nas zonas interiores da África.” (E 4799).

O encontro da Família Comboniana espanhola, em Madrid, foi, sem dúvida, uma oportunidade para reflectirmos juntos sobre as intuições, as presenças e as formas de viver hoje a missão, como Família Comboniana, à luz do Plano de Comboni, e, ao mesmo tempo, foi uma oportunidade para estreitarmos os laços entre nós e para irmos crescendo como família.

Como Família Comboniana, somos herdeiros(as) do grande “sonho de Comboni”, que não poupou esforços para que a sua obra de evangelização da África Central não esmorecesse e pudesse seguir sempre adiante. Agradecemos a Deus por nos ter dado a vocação missionária e pela oportunidade que tivemos de compartilhar experiências e de estar juntos.

Obrigado a todos e todos que tornaram possível este encontro.
LMC de Espanha

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade