Leigos Missionários Combonianos

Encontro LMC Polonia “Véspera de Natal”

LMC PoloniaNos dias de 16 a 18 de Dezembro tivemos o nosso último encontro de formação de 2016.

Foi um fim semana extraordinário. O tema principal deste fim semana foi “a comunidade”.

Na sexta-feira depois do jantar, foi feita uma introdução e falámos um pouco sobre as partes integrantes da comunidade LMC. Aprofundámos mais esta questão no sábado durante alguns workshops realizados pelo Alberto de la Portilla – nosso coordenador internacional LMC que veio de Espanha.

LMC PoloniaDurante a formação bíblica com a irmã Joanna analisámos o livro do profeta Ageu. Israel como “povo exclusivo” precisava de cooperar, viver em comunidade e confiar em Deus para reconstruir o seu Templo.

Também houve um tempo para fazer a “ceia de Natal”. Depois de lermos, a partir da bíblia, sobre o nascimento de Jesus, partilhámos e trocávamos as felicitações de um Santo Natal. Depois disso começamos a comer deliciosos pratos típicos de Natal: croquetes com sopa de beterraba, bolinhos com ameixas secas, muito pão de gengibre e alguns alimentos tradicionais da Silesia (região da Polónia) – “moczka” (sobremesa tradicional da Noite de Natal). Também fizemos troca de prendas, foi um momento muito divertido e de alegria para todos.

À noite iniciámos a vigília na capela rezando em várias línguas e tendo presente os diferentes continentes e de maneira especial os muitos missionários espalhados pelo mundo. Participámos na missa tradicional da meia-noite, chamada “Pasterka”.

No domingo durante a formação sobre S. Daniel Comboni, explorámos a sua atitude relativamente à comunidade e à participação de todos na missão através do estudo do seu Plano.
LMC PoloniaJesus nasce todos os dias, apenas precisamos ser suficientemente corajosos para O reconhecermos e aceitamos nos nossos corações!

Feliz Natal para todos!

LMC Polónia

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade