Leigos Missionários Combonianos

Encontro dos Conselhos Gerais da Família Comboniana em Roma

Consejos FamiliaComboniana

Os Conselhos Gerais da Família comboniana estiveram reunidos no sábado, 24 de Janeiro de 2015, na casa da Cúria Geral, em Roma.

A parte da manhã foi dedicada à reflexão sobre os desafios que cada um dos ramos da Família está a enfrentar nos diversos contextos onde os missionários e as missionárias se encontram a trabalhar e sobre a necessidade de viver a missão a partir das necessidades reais das pessoas. Também se reflectiu sobre o facto de estarmos a diminuir de número, desde há alguns anos. E, além disso, observou-se o facto de estarem a mudar as proveniências dos nossos membros – cada vez menos europeus e mais americanos e africanos – o que nos deve levar a tomar em consideração essa diversidade e a adoptar um novo estilo de missão. Em seguida, detivemo-nos a reflectir sobre a nossa realidade de Família carismática, sobre o nosso estilo de presença e, sobretudo, sobre o nosso dever ser semente de uma Igreja mais comunitária, na qual os sacerdotes, as religiosas, as seculares e os leigos possam compartilhar as responsabilidades e servir as pessoas em função, cada um, da sua capacidade e especificidade.

Na parte da tarde, tivemos a oportunidade de partilhar sobre os eventos mais significativos do ano de 2014. Para nos informarmos melhor sobre em que ponto se encontra o programa do evento celebrativo do 150º aniversário do Plano – que terá lugar de 13 a 15 de Março de 2015, em Roma –, deu-se um breve tempo à comissão que o está a preparar.

O dia terminou com um momento de oração e com a marcação do próximo encontro no final deste ano.

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade