Leigos Missionários Combonianos

Celebrando os nossos talentos e experiências como LMC

LMC Europa

Com este sugestivo título, os LMC europeus realizaram um dia importante no sábado passado.

Antes de mais, gostaríamos de agradecer ao Comité Europeu pela organização deste encontro, o qual teve lugar durante meses. Não foi fácil, mas no final funcionou muito bem e as traduções simultâneas tornaram possível aos LMC de diferentes países participar e aproveitar todas as trocas de ideias.

A finalidade do encontro era oferecer uma variedade de conteúdos e experiências de acordo com os interesses, actividades e compromissos que nós, como LMC, desenvolvemos na Europa ou desde a Europa.

LMC Europa

A reunião começou com a intervenção dos LMC alemães que partilharam o seu grande trabalho sobre o tema da Paz. Começaram por apoiar projectos combonianos para o desenvolvimento da paz no Sudão e têm vindo a alargar esta gama às diferentes realidades conflituosas que enfrentamos no planeta e mesmo a nível local no nosso ambiente em que vivemos. Tudo isto com uma metodologia de abordagem que procura compreender o conflito e promover soluções que sejam válidas para todos.

Posteriormente, os LMC polacos encorajaram-nos a reflectir sobre a forma de sensibilizar e financiar o trabalho que realizamos. A importância de incluir parceiros foi muito enfatizada, não apenas alguém que pode dar uma ajuda única, mas também estabelecer uma ligação que nos permita o acompanhamento do trabalho que estamos a fazer e fazer com que as pessoas se sintam parte dele. Foram-nos apresentadas várias iniciativas e possibilidades. Posteriormente, foram partilhadas diferentes iniciativas de outros países que estão a ser levadas a cabo e que estão a dar pequenos frutos.

LMC Europa

Tivemos seguidamente um momento de reflexão sobre a missão como família. Foi um tempo rico em que, a partir da experiência, partilhámos o que significa estar em missão como uma família. A incompreensão por vezes por parte de algumas pessoas que pensam que estar em missão significa ter muito tempo para fazer actividades, ao passo que por experiência percebemos que é realmente o nosso testemunho de vida, neste caso como família, que nos aproxima do povo, da sua vida quotidiana.

Reflectimos também sobre a importância de escolher lugares onde a família possa estar. Onde o nível de violência não é elevado e ao mesmo tempo é possível ter um nível mínimo de educação e cuidados de saúde para as crianças. Também a importância do diálogo na família, especialmente quando as crianças chegam à adolescência e à juventude e estão a tomar as suas próprias decisões e escolhas de vida. Em geral, descobrimos que se trata de um grande enriquecimento para as crianças. É sem dúvida um tema muito bonito e muito ligado à nossa realidade laical.

LMC Europa

Assim, terminámos as sessões da manhã e fomos almoçar.

Amanhã terminaremos de vos falar sobre o encontro 😉

Saudações a todos e a cada um de vocês.

Alberto de la Portilla. Comité Central dos LMC

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade