É com grande alegria que escrevemos novamente, com um coração abatido por deixar o Brasil, uma bela comunidade e um povo generoso, mas com o entusiasmo e a esperança de voltar à Guatemala.
Entre reuniões com a família, amigos e amigos de nossas comunidades e paróquias nos sentimos acolhidos e amados, entre ligações de longa distância e mensagens com nossos queridos amigos “mineiros”, iniciamos nosso processo de reinserção; apesar de ser nosso país de origem, estamos nos relocalizando, reconhecendo lugares e pessoas, nos surpreendendo com as mudanças nas crianças e jovens e eles também com as nossas.
Hoje voltamos com o coração cheio de muitas aprendizagens, de momentos vividos cheios do amor e misericórdia de Deus, mas especialmente com uma purificação pessoal que sabemos que ainda continua. Viemos com muita força e energia para trabalhar pelo Reino de Deus, para contar a todos o que vimos e ouvimos, tudo o que Deus nos ensinou.
Nessa alegria, nossa comunidade LMC na Guatemala organizou uma missa e uma reunião de boas-vindas para nós, eles “jogaram a casa pela janela”, como diria o bom guatemalteco. Foi uma recepção muito reconfortante e o mais importante a reconhecer é que temos uma comunidade que tem nos apoiado em todos os momentos, com as suas dificuldades e desafios, mas é uma certeza que este trabalho de Deus nada mais é do que um trabalho feito em comunidade com as mãos e os joelhos de muitos.
Hoje, ao começarmos de novo a nossa vida de família, com uma maneira diferente de ver as coisas e as realidades, com um coração que pede justiça e paz. Confiamo-nos às suas orações, também nos unimos em oração a todos aqueles que estão prestes a partir ou que estão em missão, para que todos juntos nesta unidade, possamos encontrar a verdadeira face de Cristo e ter os mesmos sentimentos.
Que São Daniel Comboni continue a interceder pelas necessidades de todos os missionários e continue a ser tão ativo ao lado do Senhor que mais vocações religiosas e leigas possam ser redescobertas e dirigidas.
Viva a missão, viva a família, viva São Daniel Comboni!
Família Camey Figueroa, LMC Guatemala