Leigos Missionários Combonianos

A missão leva a lutar pela vida

A missão leva a lutar pela vida

LMC Brasil

A vida de um cidadão comum pode preparar para a missão?

– Sim, quando ela é assumida, doada e partilhada. Assim é que entendem os Leigos Missionários Combonianos – LMC, entre os quais Regimar e Valmir, de Balsas – MA.

A última luta que Regimar empreendeu foi pela implantação de um CVV – Centro de Valorização da Vida, em Balsas.

Durante um Simpósio Missionário realizado em Bacabal – MA em outubro de 2018, Regimar ouviu falar pela primeira vez em CVV, um centro de prevenção de suicídio com profissionais das várias áreas do atendimento, como psicólogo, assistente social, médico e advogado. Logo pensou: “È justamente disso que Balsas, a minha cidade, precisa, pois é uma das mais atingidas do Maranhão, pela praga do suicídio”. Normalmente, o primeiro atendimento se dá pelo telefone, pois esse meio de comunicação permite o anonimato, através do qual a pessoa fragilizada e vulnerável se sente mais protegida. Por isso se faz necessária uma rede de voluntários.

No mesmo dia Regimar conversou com seus conterrâneos que participavam do encontro, os quais se mostraram interessados na iniciativa.

Nos meses seguintes, ela enfrentou o grande desafio de encontrar pessoas disponíveis, a causa dos vários compromissos já assumidos. Quase desistiu. Só encontrou uma grande força na família, pois Valmir, seu esposo, sempre acreditou na luta e lhe deu apoio.

Foi a situação de angústia frequente, devida ao elevado número de suicídios, que a levou a dar um passo ulterior. Em agosto de 2019 procurou o vice-prefeito e após uma conversa com a vereadora Fransuíla, agendou uma audiência pública para os dias 30/09 – 01/10, com a presença de Régis, coordenador nacional de expansão do CVV, com a finalidade de apresentar o método de trabalho e implantar um posto em Balsas.

A data foi definida a partir dos compromissos de Regimar: “Como você está à frente desse projeto, não pode faltar na audiência de implantação”, lhe disseram as autoridades municipais.

Acontece que na semana seguinte, exatamente dia 06/10, Regimar celebrou sua missa de envio em missão, como LMC. Junto com Valmir, seu esposo, foram para o Ipê Amarelo, bairro da periferia de Contagem – MG, no dia 23/10 para a preparação imediata ao serviço missionário, através do aprofundamento dos temas de espiritualidade, vida comunitária e inserção.

O casal partiu, deixando seu filho único, Lucas, de 22 anos. Formado em sistemas de informação, tem boas possibilidades de conseguir trabalho a curto prazo e, estando namorando com Maria, têm planos de se casar.

Valmir e Regimar viajam tranquilos, por reconhecer o filho maduro, pronto para enfrentar a vida.

A Lucas e Maria, às duas famílias de origem e às comunidades que partilharam a caminhada, manifestam gratidão, agradecendo por seu apoio, e confiança, coA Lucas e Maria, às duas famílias de origem e às comunidades que partilharam a caminhada, manifestam gratidão, agradecendo por seu apoio, e confiança, contando com suas orações.

Oremos também nós por este casal e por sua entrega à missão!

LMC Brasil

P Carlos (pároco do casal)

Deixe um comentário