Leigos Missionários Combonianos

“A grandeza da missão não está naquilo que fazemos mas n`Aquele que nos envia.”

LMC Portugal

“A grandeza da missão não está naquilo que fazemos mas n`Aquele que nos envia.” Padre Ivo, Missionário Comboniano.

Em Viseu, nos dias de 18 a 20 de novembro, decorreu o terceiro encontro formativo que teve como tema: “A Missão hoje: Como? Porquê? Para quê? A Igreja em acto.”  A LMC, Susana Vilas Boas foi a formadora desta unidade.

A Susana começou a primeira etapa da formação por nos interpelar sobre esta frase do Padre Ivo, que depois foi o mote para todo o encontro formativo. Frase esta que nos transmitiu que somos enviados pelo Pai, que nos acompanha sempre e que é n’Ele que devemos depositar toda a nossa confiança.

LMC PortugalA mim, particularmente, deu-me a certeza que não estou numa caminhada sozinha, e que Ele me ajuda e estará sempre comigo trilhe eu o caminho que trilhar.

A vocação de LMC´s, tal como qualquer outra vocação cristã, não se restringe a um “Eu”, mas envolve um “Nós” e isto é muito bonito de se descobrir e de se sentir.

O encontro ramificou-se em dois grandes subtemas: o 1.º Actos dos Apóstolos e o 2.º Diretório dos LMC´S.

Gostei imenso da abordagem ao livro dos Actos dos Apóstolos. Vimos, com a Susana, toda a estrutura do livro, alguns dos acontecimentos mais significativos, aspetos históricos e depois num pequeno trabalho de grupo foi possível aprofundar alguns dos acontecimentos narrados por Lucas.

Na tarde de sábado depois de uma partilha e interpretação dos grupos, iniciamos o segundo tema, um momento bom para esclarecimento de algumas dúvidas e alguns aspetos cruciais no caminho da formação como LMC.

Já à noite, convivemos, brincando com um jogo de mímica sobre os Actos dos Apóstolos, momentos de partilha, conversas, … e brincadeiras.

No domingo de manhã, foi fantástico poder ouvir Márcia Costa, que nos contou como e quando se juntou aos LMC´S, a reação da sua família, quando decidiu partir para a República Centro Africana, o que viveu e o que encontrou, foi bom ouvir a Susana também e conhecer um pouco mais de perto a realidade que enfrentaram, os desafios. Um belo testemunho também do casal  Ana e Artur Valente, que já depois da reforma dedicaram as suas vidas ao serviço das Missões.

Muito bom… Magnífico perceber que não há idades específicas, que estamos todos a tempo de fazer o bem, de fazer a diferença.

LMC Portugal

Por Sofia Coelho

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade