Leigos Missionários Combonianos

25 anos de presença dos Leigos Missionários Combonianos na República Centro-Africana

” Ser com o povo e estar para o povo”.

1 de Junho de 2023. Missão de Mongoumba, África Central

A 1 de Junho de 1998, Teresa Monzón e Montserrat Benajes, Leigas Missionárias Combonianas (LMC) de Espanha, chegaram à missão de Mongoumba, na África Central. Vieram substituir as leigas italianas Marisa Caira, que prestou 21 anos de generoso serviço, e Lucia Belloti. Desde então, passaram pela missão mais leigos e leigas, incluindo um casal, de Espanha, Portugal, Itália e Polónia. E muito em breve chegará uma leiga do Brasil.

Actualmente, são três as LMC que desenvolvem o seu trabalho missionário em Mongoumba: Marcelina (Polónia), Cristina (Portugal) e Teresa (Espanha). Esta última é a mesma leiga que iniciou a missão dos LMC há 25 anos, e desta vez veio para servir durante uma temporada.

O grupo dos LMC, que juntamente com os padres combonianos formam a comunidade apostólica da missão, assumiu várias tarefas durante este tempo, como os cuidados de saúde, a reabilitação física, a educação escolar e o povo Aka (pigmeu). Acompanharam também os grupos pastorais da paróquia. A sua presença e o seu trabalho missionário têm como objectivo ser um testemunho para os fiéis da paróquia, para os motivar a viver a sua fé com maior entusiasmo e dedicação.

Aos LMC não faltaram momentos de provação, como quando em 2000 tiveram de se ocupar, juntamente com os Médicos Sem Fronteiras, de numerosos refugiados da República Democrática do Congo, onde uma aldeia vizinha da missão de Mongoumba estava a ser vítima de bombardeamentos. Também quando tiveram de assumir o trabalho pastoral, porque durante dois anos ficaram sem padre na missão. E nas vésperas do golpe de Estado de 2003, tiveram de viver o saque da missão por soldados congoleses que apoiavam o presidente que foi deposto. Sem esquecer o golpe que se seguiu em 2013, onde testemunharam a insegurança e a desolação em que a população se encontrava.

Mas estas mesmas provações, como tantos outros desafios, longe de enfraquecerem o seu espírito missionário, deram-lhes coragem para resistir e enfrentar uma missão que ainda está a dar os primeiros passos, com a firme esperança de que o Senhor fará frutificar a semente que agora é a sua vez de lançar. Uma missão que a leiga Cristina resume com estas palavras: “Para além das actividades, o mais importante é ser com as pessoas e estar para as pessoas”.

Parabéns aos LMC pelos 25 anos de presença na República Centro-Africana.

P. Fernando Cortés Barbosa, Missionário Comboniano

Imagen1
comunidaddeMongoumba1julio99
Imagem44
comunidadapostolica
Palmira1
LMCCentroafrica157
LMCRCA
LMCCentroafrica207
Noel3
RCA16232
previous arrow
next arrow

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade