Leigos Missionários Combonianos

100 dias

100 dias100 dias do maior crime ambiental na história do Brasil.

17 pessoas mortas, uma comunidade inteira destruida, lama tóxica que destrói o Rio Doce, caminhando por 600 km até chegar no oceano Antlâtico e contaminá-lo.

100 dias sem nenhum plano concreto de recuperação do rio Doce.

100 dias de impunidade absoluta.

100 dias sem ninguém na cadeia.

 

O dia 5 de novembro de 2015 era um dia tranquilo na comunidade de Bento Rodrigues, pequena cidade no interior do Minas Gerais com 600 habitantes. Naquele dia, às 16.30h da tarde, os celulares dos habitantes iniciaram a tocar como gritos que chegavam de longe. Gritos que avisavam da ruptura da barragem que continham lama de rejeito da empresa mineradora Samarco (Vale).

Um rio de lama a uma velocidade horrível, dirigiu-se aquela comunidade e, dalì a pouco, atingiu outras até entrar no Rio Doce para depois chegar no Oceano e contaminá-lo.

Uma lama tóxica com seus 15 metros de altura, com violência e destruição.

Violência que destruiu para sempre o rio, a vegetação, a fauna, a comunidade, deixando lama vermelha que não permite mais gerar vida.

100 dias se passaram e ainda tudo ficou impune, a notícia ficou de lado como se nada tivesse acontecido, como uma coisa que não interessa mais, para voltar numa aparente e falsa normalidade.

Mas a normalidade é aquela da injustiça, a normalidade é aquela que reina nos lucros desta multinacional, Vale e company, que ainda não arcou com responsabilidade por aquilo que cometeu.

Frente a esta grave situação, o governo estadual não tratou o fato como emergência, deixando à empresa a tarefa de resolver a questão com seus meios, advogado, seu comando operativo de engenheiros e pesquisadores…o seu lucro e interesse.
Em 2013 uma comissão declarou a irregularidade da barragem por causa de um aumento de erosão da montanha que colocava em risco a segurança da mesma. Um anúncio da periculosidade causada de uma exploração do território. Na hora do desastre descobriu-se que a empresa não tinha nenhum plano de emergência e que não foram tomadas medidas de segurança.
Em Minas Gerais, existem 754 barragens que contém lama de rejeito das empresas de mineração e destas, 42 não tem nenhuma certificação de segurança. Corrupção, falsos balancetes, interesses …etc…etc…

Estamos falando de empresas multinacionais que ganham bilhões.

Em Minas, empresas de mineração e políticos foram sempre parceiros como dois velhos amigos, juntos em um sistema que cria vantagens, ganhos, mas não para o bem comum, não para o povo, não para a nossa terra sagrada.
Este desastre ambiental envolve todos , porque os danos são mundiais não somente locais, e será sempre uma grande ferida aberta na história deste país.

Danos permanentemente irrecuperáveis, como a morte de pessoas e de um ecosistema que não será nunca mais o mesmo.

A campanha da fraternidade deste ano da igreja Católica no Brasil, tem como tema “Casa Comum: nossa responsabilidade”. «Scorra come acqua il diritto e la giustizia come un torrente perenne»
(Am 5, 24). A Casa Comum é a nossa Terra, uma casa tão destruída, maltratada e explorada. É preciso trabalhar por uma cultura ecológica que saiba defender, amar e curar o mundo e nós todos somos responsáveis por esta cura.

E no cuidar da terra, é preciso ainda contestar o sistema capitalista que explora, mata e cria desigualdade colocando em primeiro lugar o dinheiro e não o valor da vida.
minas100 dias passaram, 100 dias não foram esquecidos, e não devemos esquecer, não podemos construir o futuro com um presente coxo e doente nem devemos parar de denunciar.

Casa Comum: nossa responsabilidade!

A extração dos minerais por parte das sociedades de mineração destrói as montanhas de Minas, assim como em outros países no mundo.

Durante o trabalho de extração se usam reagentes químicos altamente perigosos que contaminam a terra, os lençóis freáticos e criam barragens de lama tóxica, que colocam em risco a população e as comunidades.

Emma Chiolini LMC (Fonte: artigo de Marcus V. Polignano, revista Manuelzão, UFMG)

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade