Leigos Missionários Combonianos

Dia Mundial das Missões

No passado fim semana celebrámos mais um dia mundial das missões e nada melhor do que celebrar este dia em família! Pois é, mais uma festa missionária da casa de Famalicão que se tornou num momento de partilha e comunhão desta nossa família Comboniana! A comunidade de vida do Porto, dos Leigos Missionários Combonianos, também esteve presente.

A celebrar os 10 anos de Canonização de S. Daniel Comboni, começámos a preparar os nossos corações para esta festa, no Sábado à noite, com uma vigília missionária. Com a participação de algumas pessoas da paróquia, podemos estar em oração e comunhão com os mais pobres, relembrando este ano, todas as escravaturas que continuam a existir e as que estão a surgir nos dias de hoje.

No Domingo logo de manhã, começaram a chegar os autocarros e os carros que traziam todas as pessoas que quiseram participar na festa missionária! Apesar da ameaça de chuva e de, em alguns casos, a idade e as dores nas pernas não perdoarem, não quiseram deixar de partilhar o dom da alegria de estarmos juntos, de rezarmos por todos os povos que sofrem e são esquecidos pela maioria da sociedade e de sermos uma igreja missionária, que leva a boa nova por toda a terra.

Entre o acolhimento, a tombola, e o encontro orientado pelo P. Victor Dias, viveu-se um ambiente de comunhão e alegria por estarmos juntos. O momento alto da nossa festa missionária é a Eucaristia. Este ano foi presidida pelo P. António Martins, chegado recentemente do Perú e que irá integrar a comunidade de Famalicão onde continuará a sua missão. Também os Jovens de Lemenhe e Mouquim, como membros do grupo JIM quiseram estar connosco, animando a celebração com cânticos.

Depois de um belo farnel e da sopa muito elogiada, tivemos a tarde recreativa e cultural com os grupos de Vila Nune e o Ramo de Oliveira de Oliveira Santa Maria entre outros artistas locais, que cantaram e encantaram a nossa tarde! Uma vez que estivemos todos reunidos e a celebrar os 10 anos de canonização de São Daniel Comboni, terminamos o dia a rezar a oração da família Comboniana, que continua a responder ao chamamento de Deus, sendo perseverantes e nunca perdendo a esperança.

Participar na festa missionária, partilhando este ideal de são Daniel Comboni com todas estas pessoas que colaboram e fazem a missão possível, é concretizar as suas palavras: “Eu morro mas a minha obra não morrerá”.

por Sandra Fagundes

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade