Leigos Missionários Combonianos

[Comité Central] Visita à Polónia

Olá a todos!

Como é do conhecimento de muitos de vós, de 17 a 24 de Janeiro, estive na Polónia para visitar os LMC. Foi uma semana muito interessante. Em primeiro lugar, gostaria de destacar o fim-de-semana que passei com o grupo de jovens candidatos a LMC. Na Polónia temos um grupo muito significativo de rapazes e sobretudo de raparigas com interesse missionário que se aproximam deste grupo a fim de conhecer esta vocação e com vontade de serviço à Missão. É um grupo numeroso, dinâmico e com muito interesse e disponibilidade.

Durante o Sábado estivemos a trabalhar, por grupos e em plenário, sobre o que significa ser Leigo Missionário Comboniano e o que pressupõe a participação no grupo. Foi um momento bonito de partilha de expectativas, ilusões, dúvidas e interrogações sobre esta vida missionária laical.

À noite partilhamos o testemunho missionário da Monikę Krasoń (polaca) e da Carmen Aranda (espanhola), duas das LMC que neste momento se estão a preparar para partir para o Uganda como comunidade internacional. Também partilhei algo sobre a minha experiência em Moçambique; pouco tempo, mas bonito.

No Domingo participamos no envio da Joanna Owanek e da Ewa Maziarz, a partir da sua paróquia (as outras duas LMC polacas que formarão esta comunidade internacional). A Eucaristia, presidida pelo bispo Monseñor Nitkiewicz, foi co-celebrada pelo pároco, por alguns sacerdotes diocesanos e 6 missionários combonianos das duas comunidades da Polónia, encabeçados pelo padre Gianni Gaiga (representante na Polónia do vicariato geral). Foi muito bonito ver como toda a comunidade, com o seu bispo à cabeça, se compromete com estas duas leigas que são enviadas para a missão, tanto espiritualmente como economicamente, o que neste último caso, lhes permite pagar a viagem, um seguro médico assim como algum dinheiro para o seu sustento. Creio que temos muito a aprender com a Igreja polaca neste sentido. Desde Cracóvia partiram 7 carros, com os jovens do encontro (umas 3 horas de viagem). Desta forma, elas estavam muito bem acompanhadas por toda a família comboniana (continuaremos a manter este apoio durante o seu tempo de formação e no seu destino de missão, o Uganda).

O fim-de-semana também deu para poder conversar de forma particular com alguns jovens, para partilhar inquietudes vocacionais e responder a perguntas concretas sobre o trabalho missionário. Esperemos que muitos deles encontrem aqui o seu caminho e compromisso ao serviço da missão.

por Alberto de la Portilla

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade