Leigos Missionários Combonianos

[Comité Central] Reunião da família comboniana em Roma

Consejos familia comboniana

No passado dia 14 de Dezembro, reuniram-se os conselhos gerais da família comboniana: missionários combonianos, combonianas, seculares e leigos, para juntos, reflectir e estudar caminhos de colaboração.

A reunião foi realizada em casa das missionárias combonianas, em Roma, onde fomos muito bem acolhidos pela respectiva comunidade.

Pela manhã, que foi animada pelas combonianas, estivemos a reflectir sobre Comboni e em oração em torno do tema: “O que nos inspira rumo a um caminho de colaboração como família comboniana?”.

Cada um dos participantes falou acerca desta reflexão, a nível pessoal, a nível dos acordos que foram tomados neste sentido nos diferentes institutos e a nível das linhas e experiências actuais de colaboração.

Este é um desafio que vemos como sendo positivo e reconhecemos como próprio do carisma que nos une, da intuição de Comboni na promoção da missão e da catolicidade na responsabilidade da mesma, unindo e facilitando a colaboração dos diferentes carismas.

Tivemos também um tempo para partilhar o caminho que estamos a fazer ao longo deste ano, preocupações comuns e formas de colaboração.

Terminamos esta bonita jornada, celebrando a eucaristia e rezando por todos os missionários combonianos (sacerdotes, irmãos, irmãs, seculares e leigos), que espalhados por todo o mundo, dão a sua vida pelos “mais pobres e abandonados” como queria Comboni.

Cada passo que damos como família, a favor da missão, nos aproxima e mantém fiéis ao sonho de Comboni.

por Alberto de la Portilla

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade