O convite recebido em uma das primeiras casas visitadas foi para “deixar a pressa no balaio”! De maneira carinhosa, foi um alerta para que nos abríssemos a percepção de que a vida pode ter outro ritmo e pudéssemos aproveitar de maneira profunda a graça vivenciada nestes dias em Capela Nova/MG de maneira contemplativa e transformadora junto a este povo.
Com muita animação uma equipe formada por membros da Família Comboniana, de diversos lugares do Brasil e do mundo, se reuniu entre os dias 02 a 10 de agosto na Paróquia Nossa Senhora das Dores para participar da ordenação presbiteral do Missionário Comboniano Alex Nunes, realizada no dia 09 de agosto. Foi uma alegria vivenciar junto a ele e seus familiares e amigos este Sim generoso.
O motivo desta semana missionária foi visitar as famílias, agradecer a vocação religiosa e missionária do Alex que nasceu e cresceu na região e animar a Igreja local em vistas da Missão. Foram dias intensos de visitas às 23 comunidades da paróquia indo ao encontro dos doentes, dos idosos, dos jovens e de todo o Povo de Deus que se reunia todos os dias após as visitas para a celebração da missa nas comunidades.

Capela Nova localiza-se no estado de Minas Gerais e nos encantou com suas paisagens; nos surpreendeu com sua religiosidade; nos cativou com seu povo acolhedor, de coração e portas abertas. Foram vários os cafezinhos, as conversas boas, os causos e as amizades que permanecerão.
A presença da Família Comboniana nestes dias festivos deixou marcas na cidade com toda certeza. Mas encontramos uma comunidade paroquial que cultiva a atitude da casa aberta, do acolhimento, da comunhão, sinais de uma igreja missionária.

São muitos os exemplos bíblicos onde aparecem este convite a sair: foi assim com Abraão, com o profeta Jeremias e este convite continua atual. A região de Capela Nova é um lugar fecundo de vocações e o Alex é o primeiro padre missionário comboniano dedicado à missão além-fronteiras da sua paróquia. Seu testemunho reaviva este chamado de uma igreja em saída.
Foram muitas as manifestações de carinho, de partilha, de acolhimento, de realidades desafiadoras, e a alegria de ouvir uma pessoa dizer: “que esta semana ajudou a perceber que precisamos ir mais ao encontro dos outros que estão ao redor, às vezes precisando de uma visita, de um abraço amigo!”

É surpreendente, mas a dinâmica missionária subverte a lógica, nós saímos fortalecidos, acarinhados e renovados na esperança. Que São Daniel Comboni continue a nos inspirar, que percamos o medo de sair cada vez mais e além das nossas fronteiras, pois o perigo é nos encerrarmos em nossas estruturas que nos dão uma falsa proteção, nas atividades que nos confortam, enquanto ao redor há uma multidão faminta.

Que o exemplo de Alex, que recebeu o batismo nesta paróquia e vai exercer a sua missionariedade em outras terras, ajude a cada um de nós a sermos missionários da esperança entre os povos, aqui e além-fronteiras.
Cristina Paulek
Leiga Missionária Comboniana