Esse foi o tema formativo com o qual iniciamos a nossa assembleia nacional dos LMC em Portugal, que decorreu neste último final de semana, de 25 a 26 de Outubro, na casa dos MCCJ na Maia. Na reflexão, a Ir. Graça, comboniana, nossa conselheira, inspirou-nos a reconhecer o olhar de Deus sobre a nossa vocação LMC, e a perceber como nossa vocação permeia a nossa vida no cotidiano, como “fermento na massa”. Também reconhecer que foi Deus quem nos chamou e escolheu! Convidou-nos a contemplar a beleza da missão e da vocação, e buscar reconhecer a presença da alegria perene, da missão como relação, como dinâmica de comunhão, a partir da qual irradiamos o Amor de Deus.
De seguida foram apresentados e aprovados o Plano de Atividades e o orçamento anual de 2026. Também cada comunidade local teve espaço para partilhar seu planeamento para o próximo ano.
No dia seguinte foram aprovadas as Cartas dos Ministérios que compõem a Associação LMC, e que foram elaboradas a partir da última assembleia, que aconteceu em Março deste ano.

No final da manhã do domingo, celebramos a Santa missa, presidida pelo pe. José Vieira, missionário comboniano que está a trabalhar na Etiópia, onde todos os LMC presentes, a contar também com participação online, fizeram a renovação do seu compromisso LMC.
O final de semana foi um tempo favorável, de encontro, reflexão e convívio, com a participação de 15 LMC, dos quais 3 de forma online. Agradecemos a Deus pelo chamado a cada um de nós e por nos acompanhar sempre nesse caminho missionário!

São Daniel Comboni, rogai por nós!
Comunicação LMC Portugal



