É com imensa alegria que nós, LMC do Brasil celebramos neste ano, 20 anos da ALMC – Associação Leigos Missionários Combonianos, organização jurídica sem fins lucrativos fundada em 31 de maio de 1997.
Já no ano de 95, um grupo de pessoas vindas de todas as partes do Brasil começou a sonhar o projeto LMC em São José dos Campos/SP. Eram tempos do grande acontecimento missionário ocorrido no Brasil, o COMLA 5, que impulsionou a Igreja além fronteiras. A partir dai outros encontros aconteceram e em 1997 iniciava-se a primeira comunidade LMC de formação e convivência missionaria na cidade de Contagem/MG.
Passados 20 anos de existência da Associação Leigos Missionários Combonianos temos muitos motivos para celebrar á luz desta história de desafios, muita dedicação, ousadia e perseverança, a vivência do laicato missionário ao estilo de São Daniel Comboni. Seguimos nosso chamado ao seguimento de Jesus Cristo e estamos inseridos em frentes missionárias desafiadoras ao lado dos mais pobres e excluídos de nossa sociedade aqui e além das fronteiras.
No próximo mês de junho realizaremos a Assembleia Anual ALMC em Curitiba/PR, um momento precioso de comunhão e partilha do nosso chamado. Sendo que no dia 22 estaremos reunidos para a Missa de Ação de Graças pelos 20 anos da ALMC na Paróquia de Santa Amélia.
Queremos nos encontrar, refletir, avaliar, rezar, traçar novos planos e continuar o “sonho – desafio” da Igreja do Brasil toda missionária e aberta ao mundo.
Nestes últimos tempos vivemos sinais bonitos na nossa caminhada LMC no Brasil, como a formação dos grupos de Espiritualidade Comboniana e discernimento de Curitiba e mais recentemente o de Balsas; a nossa participação na equipe de Articulação da Família Comboniana, com as várias atividades pensadas em conjunto na animação missionária e vocacional; o reforço em breve da presença LMC em Açailândia – Piquiá junto ao Projeto Justiça nos Trilhos; os matrimônios e vidas novas que chegaram a esta Família LMC; o testemunho especial de alguns membros nestes tempos difíceis de perda de entes queridos e na luta pela recuperação da saúde; enfim, o compromisso de cada um e cada uma nas várias frentes, perseverando na opção da defesa da vida.
Apresentam-se também desafios e questionamentos de como devemos continuar respondendo a nossa vocação nestes novos tempos. Quais aspectos são essenciais em nossa identidade? O que precisamos mudar? Como ser mais eficazes na animação missionária e na promoção de novas vocações? Recordando que a missão se renova com novos missionários, homens e mulheres dispostos a entrar na dinâmica da igreja em saída.
Contamos com as orações de todos e queremos estar unidos a toda a grande família comboniana espalhada pelos mundo.
À luz da nossa realidade, na graça da celebração dos 300 anos da Mãe Aparecida, inspirados por São Daniel Comboni no seguimento de Jesus Cristo e unidos a caminhada missionária da Igreja do Brasil e do mundo, disponhamo-nos a cuidar e fazer florescer cada dia o chamado missionário da vocação comboniana.
Com carinho e amizade, Leigos e Leigas Missionários Combonianos do Brasil