Estamos em colaboração com a Igreja local, onde se desenvolve o nosso quotidiano, integrando-nos nas diversas actividades de carácter social que a Igreja Local desenvolve e apoiando a pastoral.
Vivemos integralmente na Missão a dualidade da nossa vocação: como leigos (em família,...) e como missionários ad gentes. Vocação, esta, que envolve todo o movimento de LMC e que dele depende a sua continuidade e crescimento.
Vivendo sempre em comunidade dando, através dela, testemunho da nossa identidade cristã e fazendo dela um meio de evangelização. A vida comunitária é sempre um caminho de crescimento: através do diálogo (dia da comunidade, projectos pessoais e comunitários, etc.) e através da oração (pessoal e comunitária, celebrações festivas, momentos especiais, etc.). Procurando sempre uma organização clara, a nossa comunidade dispõe de um responsável MCCJ, um coordenador, um ecónomo, um acompanhante e, em cada momento, fazendo de Jesus Cristo o centro de toda a vida comunitária nas alegrias, nas crises, nos conflitos, nos confrontos e discernimento, na amizade e no perdão.
Esta comunidade vive, o seu dia-a-dia, aberta, em atitude de serviço e escuta, especialmente face aos problemas dos mais pobres, em Mongumba: os pigmeus de etnia AKA (que são os mais pobres entre os mais pobres), as crianças e os doentes,... com eles desenvolvemos projectos no âmbito da saúde, da educação e, sobretudo, da sua integração social.
Vivendo a vida comunitária como fundamento da vida missionária a partir do carisma de Daniel Comboni, em co-responsabilidade e colaboração com a família comboniana e fazendo opção preferencial pelos mais pobres.
Trabalhando segundo o lema: “Salvar a África com a África”, procuramos trabalhar para:
Superfície: : 622.984Km2
População: 4.692.000 hab
urbana (39.3%) rural (60.7%)
Capital: Bangui
Línguas: Francês y Sango (oficiais), Baya.
Povos/principais etnias: Baya, Banda, Mandia, Sara, Pigmeus.
Esperança média de vida: 49.1 anos
Escolarização: 56%
IDH: 0.352