Vou, sigo-O, mas não vou só!

LMC Portugal

Foi no dia 16 de Julho que celebrámos em comunidade, em Viseu, na paróquia de Rio de Loba, o envio da nossa LMC Neuza Francisco juntamente com a sua família e amigos, que parte em breve para a missão de Arequipa, no Peru. Partilhamos convosco o seu sentir após este grande dia de festa.

 

É com amor e gratuidade que partilho, mais um “Sim”, mais um, por entre tantos já dados até então, nesta caminhada que é a minha vida. Mais um sim, a simplesmente deixar tudo e segui-Lo. Falo-vos de um sim que nada tem de fácil, mas tudo tem de disponível, um sim que está repleto de entrega e de amor. Um “sim”, dado na humildade do que sou, e do que trago em mim. Um sim completo de perseverança na certeza de que “Deus não escolhe os mais capacitados, capacita aqueles que escolhe” (Dom António Couto)

LMC PortugalEste sim de que vos falo, implica deixar tudo, família, amigos deixar o conforto de uma vida que para mim, assim, não tinha sentido. E numa atitude de desapego, porque só através dele conseguimos experienciar uma relação pessoal com Cristo, sem as dependências e seguranças criadas naturalmente ao longo da nossa vida, confio no chamamento que Ele me faz a ser feliz, aqui ou por onde quer que Ele me leve. É a certeza de que caminho cada vez mais dentro de mim, para me conhecer, para poder chegar ao outro, numa relação que só é possível na certeza de que, caminhe eu por onde caminhar, Deus vai de mão dada comigo.

Hoje tenho uma profunda certeza de que Comboni caminha comigo no sonho de Deus para nós, e sou eu também, uma das mil vidas para a missão.

Hoje, Ele chama-me a mais uma vez deixar o meu barco na praia e com Ele encontrar outro mar. Vou, sigo-O, mas não vou só. Levo em mim a oração de todos aqueles que cruzaram o meu caminho e semearam em mim pequenas sementes de um amor profundo que germinou e germina ainda aqui, bem dentro do meu coração. Vou, mas não vou só. Levo em mim todos os corações que cruzaram o meu caminho e me ensinaram a amar, mais e mais. Levo comigo todos aqueles, cuja história de vida se entrelaçou na minha e me levaram a conhecer um Deus misericordioso e compassivo. Guardo em mim os abraços dados no decorrer de um caminho fecundo e fértil, guardo com amor as mãos estendidas, que apesar das muitas quedas, sempre me ajudaram a levantar. Vou, mas não vou só. E como muitas vezes diz a minha avó: “vou com Deus”.

Neste momento, sou chamada ao Perú. Sinto que mais uma vez Ele me convida a amar, a partilhar, a estar, a entregar-me, a confiar, para que com o povo ao qual sou chamada, possamos ser juntos. Ele chama-me a ir aos mais pobres e marginalizados das periferias de Arequipa. Chama-me a ser eu, e a deixar que o tesouro que trago em mim frutifique com o outro. Abraço a missão de Arequipa, como quem abraça um sonho, um sonho sonhado e esperado desde sempre. Um sonho ao qual me entreguei e entrego todos os dias. E não, não falo de uma utopia ou de algo surreal; falo sim, de um sonho de ser por inteiro, abrace eu a realidade que abraçar.

ou, não porque quero salvar o mundo, mas porque também eu, quero fazer parte dessas feridas abertas no mundo, ferida, composta de pessoas de carne e osso que num lugar distante, também trazem dentro de si, um pedacinho de Deus. Quero ser com eles, quero ver o rosto de Deus, na desumanidade que busca um sentido com os pés na terra e as mãos cheias de nada. Quero ver Deus nos sorrisos espontâneos de quem desconhece o amor, mas vive diariamente para louvar.

Caminho, na confiança, entrega e alegria de saber, que é a Cristo que eu sigo, é a Cristo que eu levo e é a Cristo que eu irei sempre encontrar. Caminho e em cada passo que dou, dou-o com a liberdade de saber que serão sempre os Seus braços misericordiosos onde me vou refugiar em cada pôr-do-sol, e será Ele a esperança que me fará erguer a cada amanhecer.

Parto em nome de uma comunidade, em nome da Igreja, em nome de Jesus Cristo, vou anunciar o Evangelho do Amor. E neste profundo crescer em mim, em Deus e no outro peço-vos: rezem por mim!

LMC PortugalCom Amor e gratuidade,

Neuza Francisco

Nova experiencia em Brasil

LMC Brasil

Chegamos! No dia 03 de Julho pusemos os pés em Piquiá!

Fomos recebidos no aeroporto de Imperatriz pelo LMC Xoán Carlos, que nos trouxe de carro até Açailândia.

Depois de uma viagem de pouco mais de uma hora, chegamos à casa onde ficaremos, que já tinha sido preparada com o apoio da comunidade local.

Às 19 horas algumas lideranças da comunidade, os combonianos, o Xoán Carlos e sua esposa Dida vieram trazendo algo para um jantar partilhado, com o qual nos acolheram! Houve espaço para apresentação de cada um, de diálogo e partilha, num clima descontraído e animado.

No dia seguinte almoçamos nos combonianos junto com a equipe de apoio sócio-jurídico aos moradores da comunidade de Piquiá de Baixo, que estão em processo de reassentamento.

E assim, aos poucos, vamos nos aproximando, conhecendo a realidade e as pessoas, para integrar esta caminhada, na construção do Reino!

Contamos com as orações de tod@s!

LMC BrasilFlávio e Liliana

Fim de Semana de Espiritualidade Missionária Comboniana em Portugal

LMC PortugalNos dias 23, 24 e 25 de junho teve lugar na casa dos Missionários Combonianos, da Maia, o fim de semana de Espiritualidade Missionária Comboniana, que se realiza anualmente. Entre consagrados (as), LMC´S, colaboradores, membros dos cenáculos de oração, jovens do Fé e Missão, simpatizantes da Família Comboniana, reuniu-se uma vasta equipa – com participantes de norte a sul do país.

 

Um grupinho de nove Leigos Missionários Combonianos, marcou presença. Eu participei, e agradeço a Deus a oportunidade. Foi bom!

Com a temática: “Com Maria, missionários de Jesus”, o encontro subdividiu-se em três grandes subtemas, dois apresentados durante o sábado e um terceiro que através de um painel surgiu na manhã de domingo.

É de Maria que se aprende o verdadeiro sentido de ser discípulo.”

O primeiro subtema denominado: “O caminho missionário de Maria”, a cargo pelo Padre Dário, Missionário Comboniano, que nos apresentou Maria como a primeira discípula, como a primeira missionária, disponível a “levar” Jesus aos outros, como exemplo de Misericórdia, contemplando a ação de Maria, o “SIM”, a visita à prima Isabel e a cada momento intervindo com pequenos cânticos de Maria. Sem dúvida um momento muito bom! E citando Papa Francisco, ficou-me esta certeza:

«É necessário aprender com Maria, reviver o seu «SIM», a sua disponibilidade total para receber o Filho de Deus na sua vida, que a partir daquele momento a transformou.»

de Papa Francisco

Com divisão dos participantes, em grupos, foram diversos os momentos de partilha, o que nos ajudou a interagir e a conhecer outras experiências, bem como, verdadeiros testemunhos.

LMC PortugalO segundo subtema, chegou-nos pelas palavras da Irmã Arlete, Missionária Comboniana – “O caminho missionário de Daniel Comboni, com Maria”. Vimos o percurso de São Daniel Comboni desde da entrada dele no Instituto Mazza até à sua paixão pelo povo africano, passando pela sua entrega e devoção também ao Sagrado Coração de Jesus e Maria.Com auxílio, aos escritos de Comboni, conseguimos perceber melhor esta devoção.

«Foste tu, divina Mãe, que me inspiraste, para o novo Plano para a Regeneração da África,(…)».

de São Daniel Comboni

MARIA, adotou-nos como filhos no Calvário. E como diz o Santo Padre: “Temos Mãe!” – uma mãe que nos protege e acolhe no Seu manto. Uma Mãe que tem de ser um exemplo de vida. Uma Mãe que nos mostra como seguir Jesus.

Com tempos definidos, a reflexão, os cânticos, o espaço para convívio, os momentos de oração não faltaram.

Já no domingo de manhã, depois da oração da manhã, organizada pelos Leigos Missionários Combonianos, surgiu o terceiro subtema, não menos importante: “O Lugar de Maria, no nosso Caminhar Missionário”, a jeito de um painel muito diversificado, vivemos um bocadinho o trabalho desempenhado pelos cenáculos de oração, o trabalho realizado pelos Grupos da Infância Missionária e por sua vez, esteve representado também o grupo JIM – o Movimento Jovem da Família Comboniana.

Os participantes do painel mostraram aos presentes o quanto Maria está presente em suas vidas. E como é vivida a devoção por Maria nos grupos.

Entre os temas e reflexões, o acolhimento, surgiu com a participação de Helena Laranjeiro, Missionária Secular Comboniana.

Alegria e boa disposição não faltaram, até porque era fim de semana de São João!!! Os motivos para fazermos festa também não faltaram, em dia de São João, Padre Claudino, completou 44 anos de Sacerdócio, no dia 25 foi a vez de Padre Dário estar de parabéns com os seus 45 anos de Sacerdócio. Parabéns a ambos…Votos de muitos mais anos de Missão!!

LMC Portugal

Sofía Coelho

Assembleia Anual LMC Brasil

Asamblea LMC Brasil 2017

Realizamos nos dias 21 e 22 de junho, no Seminário Comboniano Propedêutico Irmão Alfredo Fiorini de Curitiba/PR, a Assembleia Anual LMC Brasil.

O tema “Celebrar 20 anos de ALMC com ousadia e compromisso missionário” nos ajudou a retomar a nossa história e proporcionar momento privilegiado de troca, partilha, convivência e celebração neste ano que completamos 20 anos da criação da Associação Leigos Missionários Combonianos – ALMC.

No contexto dos 150 anos de fundação do Instituto Comboniano, tivemos a graça de ter presente conosco o provincial padre Dário – MCCJ que nos ajudou a refletir num painel comparativo entre algumas intuições fundamentais de Comboni e o papa Francisco. Também a alegria da presença da Irmã Nilma de Jesus, provincial das Irmãs Missionárias Combonianas do Brasil, que compartilhou elementos essenciais da caminhada missionária. Como Família Comboniana reunida reaviva-se em nosso ser a Missão como relação, proximidade, chegar aos desafios, seja no mundo das nossas periferias, das prisões, dos sem terra, dos povos indígenas, dos sem voz e sem vez; dos que estão à margem. Vivenciamos um grande encontro de fraternidade, pois devido ás distâncias e as realidades em que estamos inseridos, não é possível nos ver com a frequência que gostaríamos. É momento privilegiado de alimentar a mística, refazer as forças, reforçar os laços e refletir sobre nossa fé e identidade missionária.

A cada dia renova-se o convite de abrir-se ao outro, ampliar horizontes, colocar-se a caminho, partilhar fé e vida, ser sinal. Nossa vocação missionária nos impulsiona a sair de nossa realidade, romper fronteiras, ir ao encontro de Deus junto aos últimos, celebrar a esperança e fazer-se família com a humanidade.

Tivemos oportunidade de conversar sobre a atual conjuntura da ALMC, seus avanços e dificuldades. Uma caminhada que vai se consolidando, apesar das fragilidades. Assim reconhecemos este tesouro que trazemos conosco e nossa responsabilidade em continuar a animar missionariamente a Igreja e a despertar para nosso compromisso de batizados.

O ponto alto do encontro foi a Missa de Ação de Graças pelos 20 anos ALMC celebrada na Paróquia Santa Amélia, grande apoiadora da caminhada dos LMC Brasil desde o seu início em 1995. A acolhida ao casal LMC Liliana e Flávio, que estão de mudança para o Maranhão, região de Piquiá, e sua partilha missionária tocaram de modo especial todos os presentes e numa grande confraternização celebramos e partilhamos os novos projetos costurados por alegrias, também lágrimas, sonhos e desejos.

Saímos com algumas metas traçadas e o desejo de trabalhar mais em sintonia como Família Comboniana, seja na Missão como na Animação Missionária, fortalecendo os grupos de Espiritualidade Comboniana existentes em Curitiba e Balsas e em outros lugares que o Espírito soprar. Também nos sentimos em comunhão com a caminhada LMC Internacional e nossos irmãos e irmãs espalhados em mais de 20 países pelo mundo e que no ano de 2018 teremos a Assembleia Internacional LMC.

Que na graça da celebração dos 300 anos da Mãe Aparecida, inspirados por São Daniel Comboni no seguimento de Jesus Cristo e unidos à caminhada missionária da Igreja do Brasil e do mundo, disponhamo-nos a cuidar e fazer florescer cada dia o chamado missionário da vocação comboniana. Estamos juntos!

Leigos e Leigas Missionários Combonianos do Brasil.

Regresso da nossa LMC Maria Augusta

LMC PortugalEis que chegou a nossa querida LMC Maria Augusta da missão para a qual foi chamada a servir nos últimos anos, em República Centro Africana (RCA).

O seu regresso a Lisboa, ontem à tarde (dia 4 de Julho), foi marcado por uma calorosa recepção no aeroporto onde estiveram presentes a sua família e alguns LMC’s.

Neste momento a Maria Augusta encontra-se em Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra, junto da sua família, para um tempo de férias!

Sê bem-vinda Maria Augusta! Obrigada pela tua generosidade, dedicação e empenho no serviço e entrega à Missão. Desejamos-te umas boas e merecidas férias!  

LMC Portugal

“Vai ao encontro do amor”

LMC Portugal y Brasil

E hoje, 15 de Junho, partiram para a Missão no Brasil, em Piquiá, os nossos LMC Flávio e Liliana. A nossa família LMC e alguns dos familiares de ambos estiveram presentes neste momento, partilhando e multiplicando com o casal a alegria de aceitar o convite a partir, de Salvar África com África. 

Vão o encontro do amor. Seguem os passos de Quem os convida. (…) Aceitam o convite a partir.

Que Deus vos ilumine no vosso caminho e na partilha da vida com outros povos.

Obrigada pela presença e pela partilha, pessoalmente ou na oração. Beijinhos (palavras dos nossos amigos já no avião)

Com amor, Carolina Fiúza