EspañolnadaInglésnadaFrancésnadaportuguesnadaAlemánnadaitalianonadaPolska

TogoGanaBenin Togo Gana Benim

Situação atual dos LMC no Togo-Gana-Benim

Hoje, a contribuição dos leigos no trabalho de evangelização da Igreja não se pode negar. O nascimento dos Leigos Missionários na Família Comboniana é um sinal de renovação e crescimento; um sinal da abertura ao Espírito, único protagonista da Missão. Na nossa província do Togo-Gana-Bením, estamos contentes com os recentes passos que estão a ser dados face ao surgimento de grupos de leigos para criar uma Associação de Leigos Missionários segundo as recomendações de Ellwangen e Layibi. Na história da Província reconhece-se a incrível ajuda que os primeiros missionários tiveram da parte dos leigos, especialmente de catequistas e professores católicos. Eles trabalharam sem descanso junto com os missionários expatriados ao nível das traduções mas também sendo testemunhas da Boa Nova com as suas vidas. Esta frutífera colaboração continua, mas não tornou os missionários Combonianos e os colaboradores leigos como partes de um carisma comum.

Em 1999, pensou-se em criar um certo tipo de estruturas que pudessem servir de pontes. Padres e amigos das nossas paróquias formaram núcleos / grupos centrais. A resposta foi positiva, nascendo daí a associação “Amicales Comboniennes” no Togo-Benim e os “Friends of Comboni” no Gana. Estes, têm o seu papel no trabalho missionário, tanto a nível espiritual como financeiramente. O movimento expande-se rapidamente das paróquias urbanas para as rurais. Cada grupo é orientado por um animador leigo contando ainda com um Padre Comboniano (normalmente responsável da animação da missão) que seja designado para acompanhar-nos. Tem-se que ser formado no carisma comboniano, na vida de S. Daniel Comboni e a sua visão. Tem-se encontros mensais para a formação e para planificar as atividades. Reúnem-se em grupos clamados “Cenáculos de oração” e rezam pelos missionários e pelo seu trabalho de evangelização. Ajudam na animação missionária vendendo revistas (“Afriquespoir” no Togo-Benim e “New People” no Gana). Participam na preparação e nas celebrações festivas de Comboni, nos votos e ordenações.

Apesar de tão louvável compromisso os “Amicales Comboniennes” e os “Friends of Comboni” desta província, nunca chegaram a comprometer-se no aspeto financeiro da missão, ainda que já estejam a ajudar os seus próprios enviados em missão ou a pagar os gastos das suas atividades, pelo que, com frequência, solicitam ajuda económica às comunidades religiosas Combonianas. Consequentemente, convertem-se numa carga insuportável para a província. Trimestralmente, este levou à suspensão temporária de atividades desde o ano passado. O Conselho Provincial perguntou ao Secretariado de Animação Missionária para encontrar novas formas de reestruturar os grupos existentes ou iniciar um movimento novo que realmente seja autónomo em todos os aspetos. Contamos, contudo, com o acompanhamento espiritual das comunidades religiosas Combonianas. Esta crise pode ser um “ponto de partida” para a implantação dos LMC na Província.

Como província aberta durante muito tempo à visita de numerosos missionários leigos (houve um grupo de LMC dos EUA no Gana desde 1997 até 2002) a ideia dos LMC não é, contuno, uma ideia nova. Já os antigos grupos “Amicales Comboniennes” e “Friends of Comboni” constituem um bom ponto de partida para pôr-se ao caminho. Já se iniciaram diálogos e reflexões. Em fevereiro de 2012 o P. Abel Gueli (da equipa de animação missionária de Lomé) e o Sr. Justin Nougnui (leigo, ex – estudante comboniano, atualmente no Gana) apresentaram uma proposta LMC ao grupo “Amicale” de Lomé.

Em 2011 um padre Comboniano (P. Joe Rabbiosi) e um leigo (Sr. Justin Nougnui) representaram a província no Encontro de Layibi. Não pudemos participar no encontro em Portugal em dezembro passado devido à nossa situação de instabilidade naquele momento.

Todos os anos presenta-se um relatório à Assembleia Provincial dos MCCJ, onde o encarregado dos projectos dos leigos (P. Joe) apresenta os novos avanços do movimento.

No Gana, na paróquia de Mafi-kumase (sob a responsabilidade dos MCCJ) començamos uma nova experiência. Alguns jovens estão a ser ajudados pela missão em vista a alcançarem autonomia financeira. Foram-lhes oferecidas bolsas de estudos para o ensino superior, principalmente para escolas de Formação de Professores. Esperamos que estas bolsas sejam uma grande ajuda, não só para os próprios estudantes, mas também e sobretudo para as suas próprias comunidades, atuando como líderes leigos. Aqueles que já são profissionais implicam-se na formação dos mais jovens. Antes de entrar no ensino superior, precisamente ao terminarem o curso, dedicam um ano completo a serviços comunitários. Em grupos de três ou quatro, os jovens incluídos no programa passam por várias populações da paróquia. Aí eles ensinam na escola, animam e orientam a comunidade cristã nas suas celebrações litúrgicas; são catequistas e acompanham o crescimento da comunidade. Tudo isto enquanto procuram levar uma vida exemplar, como modelos para as gerações mais jovens. Sem dúvida que esta tem sido uma experiência muito valorizada tanto pelos próprios jovens como pelas comunidades que os acolhem. Vemos isto claramente como una resposta ao apelo de S. Daniel Comboni de “Salvar África com a África”

A ONG “In My Father’s House” (Em casa de meu Pai) em Abor (Gana), é o centro destacado para converter-se na sede dos LMC da Província. Desde aí a maior parte das novas ideias estão a irradiar para chegar a todos os lugares. O centro já acolheu muitos voluntários leigos de todas partes. Entre outros mencionamos o grupo polaco que nos visitou no passado mês de setembro (2012). O P. Maciek (MCCJ) acompanhou um grupo de oito jovens (3 homens e 5 mulheres) com diferentes profesiones a Ghana. Fue una experiencia muy rica para ellos y para nosotros.  Poucos meses depois da partida do grupo, o P. Maciek enviou outro jovem (Jasiek) para este mesmo projeto.

Agradecemos a Deus por estes encontros, que estimulam o nosso desejo de formar o nosso próprio grupo de leigos. Claro que a vontade não chega e precisamos de nos pôr ao caminho. Neste sentido, um pequeno grupo de jovens profissionais (anteriormente sustentados pela missão) formaram uma associação chamada “PROMISSIO” (Profissionais para a Missão). Vão devagar mas certamente movendo-se em direção a algo. Poderá ser esta a primeira etapa? Só Deus sabe mas as nossas esperanças estão aí esperando que um sonho tão bonito algum dia se torne realidade. Não precisamos de dizer que necessitamos de orações e apoios neste nosso desafio, assim como, não precisamos de dizer que estamos abertos a mais experiências LMC… Venham e fortaleçamo-nos!

Vem conhecer os LMC do Togo-Gana-Benim

Como contactar-nos:

GANA:     

P. Joseph Rabbiosi - P. John Tasiame - Sr. Justin  Nougnui

TOGO:       

P. Abel  Gueli 

BENIM:       

P. Yves Gbenou - P. Canisius Metin 

Gana Togo Benin

TOGO

Superfície: 56,790km2

População: 5,800,000 hab.

Capital: Lome

Línguas: Francês (oficial), Ewe, Kabye…

Escolarização: Hommes 75% Mulheres 47%

Esperança de vida: 62 anos

Principais religiões: Cristianismo, Islão, A.T.R..

IDH: 0.459

GANA

Superfície: 239,460km2

População: 25,000,000 hab.

Capital: Accra

Línguas: Inglês (oficial), Ewe, Twi, Ga…

Esperança de vida: 64 anos

Escolarização: Hommes 75% Mulheres 53%

Principais religiões: Cristianismo, Islão, A.T.R.

IDH: 0.558

BENIM

Superfície:112,622km2

População: 9,100,000hab.

Capital: Porto Novo

Línguas: Francês (oficial), Fon, Adja…

Esperança de vida: 56 anos

Escolarização: Hommes 60% Mulheres 44%

Principais religiões: Cristianismo, Islão, A.T.R.

IDH: 0.436

mailContato    BlogBlog    FormacionFormação   Aviso LegalAviso Legal