EspañolnadaInglésnadaFrancésnadaportuguesnadaAlemánnadaitalianonadaPolska

Comboni

Comboni

Daniel Comboni nasceu em 1831 no seio de uma família humilde, que ganhava a vida como agricultores numa povoação em Limone Sul Garda (no norte de Itália).

Foi o quarto de oito irmãos. Imediatamente se destacou nos estudos e foi para Verona, onde entrou no Instituto de Dom Mazza. Ali, graças à leitura e, sobretudo, aos testemunhos missionários, apaixonou-se pelas missões. Descobriu que devia dedicar a sua vida aos mais pobres e abandonados na sua amada África.

Grande empreendedor, persistente e decidido, Comboni passou a sua vida entre a África e a Europa, envolvendo todos os entravam em contacto com ele.

Comboni recebeu a inspiração para o “Plano para a Regeneração da África” num momento histórico em que as dificuldades e fracassos na missão eram uma constante. Não só não se viam os frutos como também a morte dos missionários na selva era frequente. Era preciso salvar a África com a África e os africanos tinham que ser os verdadeiros e grandes protagonistas do desenvolvimento e da evangelização dos seus povos. Procurou lugares onde fazer o intercâmbio formativo e de experiencias dos missionários europeus mas fazendo com que os africanos assumissem o primeiro lugar e tomassem a responsabilidade. Trabalhando de mãos dadas nas missões, escolas, hospitais, tarefas profissionais, etc.

Envolveu a todos neste seu sonho; A sua pena nunca se cansou de escrever cartas para todos os lados animando neste sentido; os seus pés e sua garganta nunca descansaram por amor à sua querida África. Assim, recorreu à Europa envolvendo todos quantos pode: recorrendo a fundos, resgatando escravos, lutando contra a escravatura e animando todos e todas (sacerdotes, religiosos, religiosas e leigos) a partir das missões. Todos juntos trabalhavam como uma só comunidade pelo bem da missão. Cada um pela sua especificidade, sem diferenças, como um Cenáculo de Apóstolos.

Um exemplo que, como Família Comboniana, tentamos levar para a frente entregando mil vidas para a missão.

Convidamos-vos a ver um pequeno vídeo sobre a sua vida.

Para aprofundar sobre a sua figura e carisma convidamos-vos a entrar na área de formação (também encontrará muitos outros temas relacionados com a missão, a cultura, o desenvolvimento…).

mailContato    BlogBlog    FormacionFormação   Aviso LegalAviso Legal