Leigos Missionários Combonianos

[Gana] Notícias recentes…

1 – Jubileu da chegada dos MCCJ à província

Cumprem-se 50 anos desde a chegada dos MCCJ à província, e o momento alto das celebrações foi a Eucaristia do passado dia 19 de Janeiro na catedral de Lomé. Os LMC estiveram representados por dois dos nossos membros: o Sr. Avorgbedor Promise e a Sra. Kumazah Fidelia. O superior geral dos MCCJ, o Rev. P. Sanchez, que estava de visita à província, também esteve presente.

2 – A nossa presença na Assembleia Geral dos MCCJ

Os padres e irmãos da família comboniana da província reuniram-se em Lomé, na casa das irmãs Canossianas, de 20 a 24 de Janeiro, para a sua assembleia geral anual. Os LMC foram convidados a participar, na quinta-feira, e o Justin Nougnui (coordenador do grupo) apresentou o nosso relatório anual de actividades de 2013. Expôs brevemente o que fizemos em 2013 e o que planificamos para o novo ano de 2014. Esteve acompanhado pelo Sr. Seade Wisdom, administrador do centro IMFH (Na Casa do Meu Pai), que dirigiu algumas palavras sobre a instituição, e pelo Sr. Azumah Vivien, um dos jovens que acompanhamos e que foi apresentado por esta ocasião. Durante uma das pausas, tiramos a foto de família. Esta foi a segunda vez que apresentamos o nosso programa e estou muito contente com esta oportunidade de nos darmos a conhecer. Queira Deus ajudar-nos a que sejamos “o meio mais eficaz para conduzir um povo à verdadeira fé”.

3 – O nosso 10º encontro, a 25 de Janeiro

a) Tal como noutras ocasiões, começamos com o encontro dos jovens do IMFH. O objectivo desta vez, foi dar-lhes a conhecer os diferentes ramos e matérias que podem escolher nos seus estudos universitários, sobre as competências que podem adquirir agora e que os podem ajudar no futuro. O tema foi exposto pelo Sr. Abotsi James (vice-secretário da IMFH). O próximo tema será sobre alguns aspectos da vida cristã.

b) Durante o nosso encontro LMC, planificamos as várias actividades para este ano. Fazendo parte dessa programação está o encontro de Fevereiro com alguns professores, com o fim de promover a vocação LMC. Em Março teremos um retiro para nos alimentarmos espiritualmente durante o tempo da Quaresma.

c) Já terminamos a maior parte do trabalho sobre o nosso directório. No dia 25 de Janeiro de 2014, na festa da conversão do apóstolo S. Paulo, promulgamos oficialmente as regras, segundo as quais, os LMC se querem reger. O nosso acompanhante MCCJ, o padre Joseph Rabbiosi, também esteve presente. Depois de um momento de oração, abençoou-nos e assinou a acta de promulgação. Depois assinou o coordenador. Recordo que desde o passado dia 8 de Janeiro, estamos registados como pessoa jurídica, com os direitos e deveres segundo a lei do Gana.

Estou muito feliz pela forma com que o Senhor nos guia. Que o Seu amor desça sobre nós, assim como a nossa esperança está com Ele.

por Justin Nougnui, coordenador LMC Gana.

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade