Leigos Missionários Combonianos

Olhem, aí estão os Leigos Missionários Combonianos!

LMC AlemaniaEncontro dos Leigos Missionários Combonianos (LMC) na casa de Nürnberg de 18 a 21 de março de 2016

Na sexta-feira, dia 18 de março, chegou a hora: os LMC chegaram de todos os cantos da Alemanha para seu encontro. Durante quatro dias o grupo preparou a tenda para a apresentação da Família Comboniana no encontro nacional dos católicos em Leipzig e empenhamo-nos com o texto preparativo da assembléia continental dos LMC em Portugal.

Os primeiros leigos chegaram bem motivados já na noite da quinta-feira, a última chegou bem na noite da sexta-feira, com uma arca na bagagem. A atmosfera era de alegria e todos eram dispostos e ansiosos de celebrar o tempo juntos e fazer as atividades. Já que os últimos encontros tinham sido marcados por um trabalho mais teorético, de reflexão e troca de ideias foram planejado para o atual encontro trabalhos práticos, bem concretos e criativos.

O sábado começou pela manhã com a missa juntos com os Missionários Combonianos e as irmãs Paulinas. Fortalecidos pelo café da manha afrontaram-se os dois temas: o encontro nacional dos católicos e os LMC internacional. Com grande alegria acolhemos o novo “membro” (recém-nascido) Stella junto com seus pais Irene e Ulrich, que participaram com bastante ânimo.

Ajudado por uma música no fundo expressamos por escrito pensamentos e ideias ligado ao tema e lema do encontro dos católicos: “Olhem, aí é o homem! “ Colocamos as ideias para a tenda da Família Comboniana em prática, experimentamos um jogo ligado à globalização, ensaiamos cantos e preparamos material. Gostamos muito de colocar roupas da Africa e América em figuras e fazer cartazes para eles.

LMC AlemaniaNo domingo participamos da missa da comunidade do domingo dos ramos. Na missa foi falado de temas atuais como escravidão, situação dos migrantes e a igreja mundial. Crianças colocaram símbolos em frente do altar enquanto adultos contaram a paixão de Cristo. Conseguimos ver bastante temas ligados a nossa caminhada LMC.

A partir de informações sobre a história do movimento LMC internacional e do texto preparativo para a assembleia continental dos LMC em Portugal foi discutido bastante sobre diferentes questões, especialmente sobre os atuais desafios do nosso grupo LMC. Há avanços na caminhada e há muito caminho pra frente…

À noite tínhamos um momento de oração junto com membros da comunidade local na casa dos Combonianos. Depois nos dedicamos de novo do trabalho creativo. Uns elaboraram um “cartãozinho de propaganda” do grupo LMC.

Na segunda-feira fechamos os trabalhos e fizemos um passeio especial no centro de Nürnberg: Um homem que tinha vivido na rua, nos guiou pela cidade e mostrou lugares onde se encontram moradores de rua e instituições de apoio. Ele contou das suas experiências de vida e luta. Conversamos também com assistentes sociais no “Lilith”, “Kassandra” e ponto ecuménico” que atendem mulheres dependente de drogas ilegais, prostitutas e moradores de rua.

Neste fim-de-semana fomos enriquecidos pelos dons de cada um e bebemos coragem do grupo LMC no caminho. Nos convivemos: Olhem, aí é o homem – indivíduo e membro de grupo; creativo, cheio de idéias, solidário – vivendo a missão.

LMC Alemania

Barbara Ludewig

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade