Leigos Missionários Combonianos

Assembleia Anual LMC Brasil

Asamblea LMC Brasil 2017

Realizamos nos dias 21 e 22 de junho, no Seminário Comboniano Propedêutico Irmão Alfredo Fiorini de Curitiba/PR, a Assembleia Anual LMC Brasil.

O tema “Celebrar 20 anos de ALMC com ousadia e compromisso missionário” nos ajudou a retomar a nossa história e proporcionar momento privilegiado de troca, partilha, convivência e celebração neste ano que completamos 20 anos da criação da Associação Leigos Missionários Combonianos – ALMC.

No contexto dos 150 anos de fundação do Instituto Comboniano, tivemos a graça de ter presente conosco o provincial padre Dário – MCCJ que nos ajudou a refletir num painel comparativo entre algumas intuições fundamentais de Comboni e o papa Francisco. Também a alegria da presença da Irmã Nilma de Jesus, provincial das Irmãs Missionárias Combonianas do Brasil, que compartilhou elementos essenciais da caminhada missionária. Como Família Comboniana reunida reaviva-se em nosso ser a Missão como relação, proximidade, chegar aos desafios, seja no mundo das nossas periferias, das prisões, dos sem terra, dos povos indígenas, dos sem voz e sem vez; dos que estão à margem. Vivenciamos um grande encontro de fraternidade, pois devido ás distâncias e as realidades em que estamos inseridos, não é possível nos ver com a frequência que gostaríamos. É momento privilegiado de alimentar a mística, refazer as forças, reforçar os laços e refletir sobre nossa fé e identidade missionária.

A cada dia renova-se o convite de abrir-se ao outro, ampliar horizontes, colocar-se a caminho, partilhar fé e vida, ser sinal. Nossa vocação missionária nos impulsiona a sair de nossa realidade, romper fronteiras, ir ao encontro de Deus junto aos últimos, celebrar a esperança e fazer-se família com a humanidade.

Tivemos oportunidade de conversar sobre a atual conjuntura da ALMC, seus avanços e dificuldades. Uma caminhada que vai se consolidando, apesar das fragilidades. Assim reconhecemos este tesouro que trazemos conosco e nossa responsabilidade em continuar a animar missionariamente a Igreja e a despertar para nosso compromisso de batizados.

O ponto alto do encontro foi a Missa de Ação de Graças pelos 20 anos ALMC celebrada na Paróquia Santa Amélia, grande apoiadora da caminhada dos LMC Brasil desde o seu início em 1995. A acolhida ao casal LMC Liliana e Flávio, que estão de mudança para o Maranhão, região de Piquiá, e sua partilha missionária tocaram de modo especial todos os presentes e numa grande confraternização celebramos e partilhamos os novos projetos costurados por alegrias, também lágrimas, sonhos e desejos.

Saímos com algumas metas traçadas e o desejo de trabalhar mais em sintonia como Família Comboniana, seja na Missão como na Animação Missionária, fortalecendo os grupos de Espiritualidade Comboniana existentes em Curitiba e Balsas e em outros lugares que o Espírito soprar. Também nos sentimos em comunhão com a caminhada LMC Internacional e nossos irmãos e irmãs espalhados em mais de 20 países pelo mundo e que no ano de 2018 teremos a Assembleia Internacional LMC.

Que na graça da celebração dos 300 anos da Mãe Aparecida, inspirados por São Daniel Comboni no seguimento de Jesus Cristo e unidos à caminhada missionária da Igreja do Brasil e do mundo, disponhamo-nos a cuidar e fazer florescer cada dia o chamado missionário da vocação comboniana. Estamos juntos!

Leigos e Leigas Missionários Combonianos do Brasil.

Deixe um comentário

Eu aceito a Política de Privacidade